Você está visualizando atualmente Prefeitura de Teresópolis volta a realizar o censo animal para auxiliar a inscrição de quem direito a castração gratuita de cães e gatos

COPBEA retoma as visitas domiciliares pelo Meudon e Parque Ermitage

A Coordenadoria de Proteção e Bem Estar Animal (COPBEA)/Secretaria Municipal de Meio Ambiente retomou nesta quarta-feira, 08/09, pelos bairros Meudon e Parque Ermitage, as visitas domiciliares para a realização do censo animal. O atendimento acontece de segunda a sexta, de 9h às 15h.

O objetivo é identificar os proprietários, verificar as condições de saúde de cães e gatos e orientar sobre posse responsável. Os dados servirão de base para identificar famílias inscritas no Programa Bolsa Família que poderão ser contempladas, futuramente, com a castração gratuita de seus bichos de estimação.

“Iniciamos o censo animal 2021 em agosto com o formulário online, que pode ser acessado e preenchido por meio deste link. Agora, dois colaboradores da COPBEA, devidamente identificados, fazem as visitas domiciliares para preencher o questionário do levantamento e entregam uma cartilha simplificada, com orientações gerais sobre os cuidados básicos que os donos devem ter com seus pets. Os formulários, além de contabilizar o número de cães e gatos no município, servirão de base para o cadastramento desses animais domésticos para castração, caso os proprietários estejam enquadrados no perfil de baixa renda”, explica Jackson Muci, coordenador da COPBEA.

Ele lembra que segue até a próxima segunda-feira, 13/09, o credenciamento de clínicas veterinárias de Teresópolis para promover a castração gratuita de cães e gatos errantes, comunitários, resgatados e de proprietários com perfil de Baixa Renda no município. “Esse credenciamento atende à política municipal de proteção animal e ao Código de Proteção e Bem-estar Animal, criado recentemente pela gestão do Prefeito Vinicius Claussen. Com essas ações é possível contribuir para o controle populacional dos animais, colaborando também para evitar situações de maus tratos e abandono”, Jackson avalia.

Os proprietários de clínicas veterinárias interessados em participar da Chamada Pública 001/2021, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, podem conferir o edital e as instruções de credenciamento por meio deste link.

CARTILHA COPBEA – ADOTE UM AMOR