Prefeitura de Teresópolis promove ‘Ação Integrada: Saúde, Esporte e Lazer na Praça’

Você está visualizando atualmente Prefeitura de Teresópolis promove ‘Ação Integrada: Saúde, Esporte e Lazer na Praça’
Compartilhar:

Atividades gratuitas acontecem na Praça Olímpica, no próximo sábado, 4/12

A Prefeitura de Teresópolis, por meio das secretarias de Esporte e Lazer e de Saúde, com o apoio do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) e do Senac promove, no próximo sábado, 4 de dezembro, das 8h às 14h, a ‘Ação Integrada: Saúde, Esporte e Lazer na Praça’. Com atividades gratuitas de saúde, sociais, de esporte e lazer, o evento acontece na Praça Olímpica Luís de Camões, no centro da cidade, e é voltado para toda a população.

Os participantes poderão realizar testagem para Covid-19 e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), vacinação contra gripe e Covid-19, atividades físicas para todas as idades e muito mais. Ressaltando que as medidas de segurança com relação ao protocolo de prevenção ao contágio do coronavírus serão seguidas, tais como, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social.

A programação contará com dança, alongamento, treino funcional, queimada, atividades lúdicas, recreação e prevenção de quedas, tudo com orientação dos professores da Secretaria de Esporte e de profissionais do Senac. Também serão oferecidos diversos serviços com equipe da Secretaria M. de Saúde e profissionais e alunos dos cursos do Centro de Ciências da Saúde do Unifeso, como aferição de pressão arterial e de taxa de glicose; teste rápido para HIV, Sifilis e Hepatite B e C; orientações sobre saúde em geral, e, em especial, saúde bucal ; vacinação; avaliação nutricional; e avaliação postural. Rodas de conversa com profissionais e universitários do curso de Psicologia do centro universitário também estão na programação. E saúde dos animais estará em foco, com a participação de equipe do curso de Veterinária.

O objetivo do evento é promover a importância do cuidado com a saúde, em especial dos adolescentes, jovens e idosos, com orientações e atividades voltadas para a saúde física e mental. E o esporte tem papel primordial na busca por uma vida saudável. Com relação aos adolescentes e jovens, para incentivar o desenvolvimento saudável desses grupos. Quanto aos idosos, além do cuidado com a saúde, será reforçada a divulgação dos serviços ofertados à pessoa idosa na rede pública e estimular esta faixa etária a praticar atividades físicas, ações que contribuem para a saúde deles, mas toda a população está convidada a participar das atividades.

A iniciativa visa proporcionar a melhoria na qualidade de vida da população através de redes construídas por profissionais em formação e parcerias com a gestão/serviços de saúde num fortalecimento coletivo em prol da população e na qualificação profissional.

Programação Atividades Físicas

  • Alongamento – 8h às 8h45 (3ª Idade)
  • Prevenção de Quedas – 9h às 9h45 (3ª Idade)
  • Dança – 9h às 10h (18 anos ou mais)
  • Treino Funcional – 10h às 10h45 (18 anos ou mais)
  • Dança 10h às 10h45 (8 a 17 anos)
  • Ativ. Lúdica e Recreação – 11h às 11h45 (4 a 12 anos)
  • Queimado – 12h às 12h45 (12 a 17 anos)
  • Dança – 12h às 12h45 (8 a 17 anos)
  • Treino Funcional Kids – 13h às 13h45 (6 a 17 anos)