Prefeitura de Teresópolis inaugura unidade de saúde no Alto

Compartilhar:

Nesta sexta-feira (5), o Prefeito Vinicius Claussen e o Vice-prefeito Ari Boulanger inauguraram a Unidade Primária de Saúde Santo Antônio, no bairro do Alto. Numa parceria entre a Prefeitura e a Paróquia de Santo Antonio, o posto de Santo Antonio já está atendendo a população do bairro e adjacências com consultas médicas, odontológicas e de enfermagem. É a primeira UPS a ser implantada já funcionando com o novo sistema de regulação municipal. Totalmente informatizado, o sistema busca modernizar e agilizar o tratamento dos pacientes.

Segundo o Padre Jorge Luiz Pacheco de Medeiros, responsável pela Paróquia de Santo Antonio, o público contará ainda com médicos voluntários especialistas em endocrinologista, ginecologista, pediatras e pneumologista, além de psicólogos.“Nós já desenvolvíamos há cerca de três anos um trabalho social aqui no Centro Social e Pastoral da Paróquia de Santo Antonio com médicos voluntários, fiéis da igreja, que se dispuseram a atender gratuitamente a população mais carente. Agora com esta parceria vamos alcançar um número bem maior de pessoas”, disse Padre Jorge.

Montada em área do Centro Social e Pastoral da Paróquia de Santo Antonio, a UPS Santo Antônio está estruturada com seis consultórios médicos, uma sala de enfermagem para vacina e preventivos e um consultório odontológico, além de agentes comunitários.
Segundo o Secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos, a região do Alto está com cobertura completa agora com quatro unidades de atenção primária. “As comunidades da Vila Santo Antonio e do bairro Cascata dos Amores não tinham posto. Agora com com esta nova unidade, somada às unidade de Araras, Granja Guarani, Beira Linha, alcançamos os 100% de cobertura nesta região”, comentou Antônio.

“É a nossa gestão investindo em saúde e cumprindo a meta de atingir 70% de cobertura da atenção básica em todo o município até 2020. Já passamos dos 50%. Semana passada entregamos outra UPS em Santa Rita (2º Distrito) e hoje, com muita alegria, estamos oficializando a UPS Santo Antonio, no Alto”, declarou o Prefeito Vinicius Claussen.

A inauguração contou ainda com a presença da subsecretária de Atenção Básica em Saúde, Dra. Edneia Martuchelli, da equipe de trabalho da UPS e dos vereadores Tenente Jaime, João Miguel e Alexandre Cahet. A UPS Santo Antonio está localizada no Centro Social e Pastoral da Paróquia de Santo Antonio – Rua Gonçalo de Castro, 342, Alto.