Você está visualizando atualmente Prefeitura de Teresópolis, em parceria com movimento Transforma Brasil, terá programa de voluntariado para auxiliar ações de vacinação contra a Covid-19

Voluntários receberão treinamento, vacina e equipamentos de proteção individual

A Prefeitura de Teresópolis, em parceria com o movimento Transforma Brasil, lança a campanha de voluntariado para auxiliar nas ações de vacinação contra a Covid-19. Os voluntários receberão treinamento, capacitação, doses da vacina para aqueles que ainda não tomaram, equipamentos de proteção individual, além de certificação social e horas adicionais para os universitários.

O objetivo da ação é atender a demanda de funções que possam agilizar todo o processo de imunização, que vai do atendimento à digitalização de dados no sistema PNI (Programa Nacional de Imunização). A Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis apresentou as principais necessidades para o Movimento Transforma Brasil, que prevê o início das atividades para o mês de setembro. Os voluntários vão auxiliar apenas nos trabalhos relacionados a imunização, já que a vacinação é feita por equipe técnica da Saúde. “Nas filas de drive, eles vão orientar a população na organização de filas e comprovação de documentos. Outros vão preencher as fichas de vacinação e ainda digitalizar os dados de cada pessoa vacinada”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos.

Através do articulador local, Transforma Rio, a população é sensibilizada sobre a importância do trabalho voluntário e engajada nas ações do projeto. De acordo com a quantidade determinada pela Secretaria Municipal de Saúde, o movimento pretende contribuir com uma média de 48 voluntários por dia. Todos que ainda não receberam a vacinação serão imunizados antes dos trabalhos, e ainda receberão EPIs a fim de realizarem as atividades de forma segura. “O papel do Transforma é fortalecer a equipe e estrutura de vacinação em cidades do estado. Através da mobilização e engajamento de voluntários, reunir os cidadãos para uma força-tarefa e apoiar a campanha de vacinação, com a sociedade social apoiando e fortalecendo os profissionais da saúde”, diz a articuladora e mobilizadora social do Transforma Rio, Marilu Cerqueira.

Junto à campanha está a Visão Mundial, que possui parceiros dos segmentos religiosos na cidade. “A Visão Mundial está mobilizando as lideranças religiosas cristãs e de outros grupos a fim de captar o maior número possível de voluntários para auxiliar nos trabalhos de vacinação”, comenta Sueli Catarina, mobilizadora regional da iniciativa Juntos pela Criança, da Visão Mundial.

Os universitários também receberão certificado para ser utilizado como hora ou atividade complementar, a critério da instituição de ensino onde estejam matriculados. Todos os envolvidos ainda vão receber um certificado de trabalho voluntário.

Como se voluntariar

Os interessados no voluntariado também podem acessar a plataforma no seguinte endereço: https://transformario.com/acao/campanha-de-vacinacao-teresopolis. Ou entrar em contato com a equipe através do WhatsApp: 21 98668-9598 ou 21 98121-4402.