Prefeitura de Teresópolis e Senac formam 69 profissionais na área de Gastronomia

Formatura acontece na próxima terça, 11, no Sesc Alpina

Os alunos da Unidade Móvel de Gastronomia do Senac RJ em Teresópolis concluíram três meses de qualificação profissional e receberão suas certificações na próxima terça-feira (11), às 11h, no Sesc Alpina, no bairro Golfe. Os cursos ofertados à população de Teresópolis compõem o projeto ‘Emprega Terê’, pacote de medidas criado pela Prefeitura para incentivar a geração de empregos e renda em Teresópolis.

A iniciativa também auxilia a amenizar um dos desafios enfrentados pelo SINE, que diariamente recebe pessoas com pouca qualificação para inserção ou reintegração no mercado de trabalho. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social.

“A formatura desses alunos de Gastronomia é uma vitória para todos os envolvidos! O nosso programa ‘Emprega Terê’, com viés de capacitação profissional para melhorar a empregabilidade de jovens e adultos que buscam uma vaga de emprego e também para dar oportunidade a quem quer se formalizar como microempreendedor e montar sua própria empresa. Todo o trabalho é feito em parceria com o Sesc e o Sebrae”, o Prefeito Vinicius Claussen.

Todos os formandos já sairão com Carteira de Trabalho e que já houve ao menos cinco alunos formados, dentre os 69 da turma, que já foram empregados. Os empresários que desejam ter acesso ao currículo dos recém-formados podem procurar a Secretaria de Trabalho.

Os cursos promovidos foram: Salgados para festas, Doces para festas, Bases de Confeitaria, Fabricação de Massas, Técnicas de Pizzaiolo e Preparo de Pães Tradicionais. Durante a cerimônia os alunos apresentarão fotos dos pratos elaborados com base nas técnicas aprendidas em sala de aula.

O evento contará com a presença do Prefeito Vinícius Claussen, do Presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, do diretor regional do Senac RJ, Sergio Arthur Ribeiro da Silva, e de representantes do Sincomércio Teresópolis, entre outras autoridades.

Emprega Terê

O público-alvo do Emprega Terê são jovens e adultos cadastrados e atendidos pelos nos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) do município. Ao todo, foram contratadas 400 vagas com o Senac, 400 com o Senai e outras 444 foram ofertadas em contrapartida social pelo Sistema S.  A contratação do SENAC e do SENAI, instituições de referência em qualificação profissional, é feita com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social, com autorização do Conselho Municipal de Assistência Social.

No projeto, o Senac RJ oferece cursos nas áreas de Gastronomia, Beleza, Administração e Gestão, Moda, Turismo e Hotelaria e Design e Decoração; que têm duração média de 3 meses, carga horária de 72 a 200 horas e requerem idade mínima de 16 anos. O projeto inclui ainda o curso “Empregabilidade e Mercado de Trabalho”, oferecido para jovens a partir de 14 anos, e palestras sobre empreendedorismo promovidas pelo Sebrae.

Gastronomia

O mercado de Gastronomia é promissor no Brasil mesmo em tempos de incertezas na economia. Além de ser um segmento profissional amplo, que abrange não apenas restaurantes, mas também lanchonetes, bares, bufês para festas e eventos, cantinas escolares e de empresas, a Gastronomia também proporciona, ao profissional capacitado, a chance de geração de renda extra ou mesmo do empreendedorismo, podendo ser um caminho para a conquista da autonomia profissional.

Unidades Móveis do Senac RJ

As Unidades Móveis Senac RJ são carretas-escola que levam cursos profissionalizantes a comunidades em todo o Estado do Rio de Janeiro, ampliando a cobertura regional da instituição, prioritariamente em localidades menos favorecidas. As aulas são ministradas em um moderno ambiente de aprendizagem, equipado com materiais específicos das áreas de formação oferecidas: Informática, Gastronomia e Beleza.

Senac RJ

O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 74 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. Com 39 unidades em todo o estado, a instituição investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

Serviço:

Formatura Alunos da Unidade Móvel de Gastronomia em Teresópolis
Local: Sesc Alpina – Rua Cândido Portinari, 837 – Golfe
Data: 11 de fevereiro, (terça-feira)
Fotos: Ascom/PMT