Prefeitura de Teresópolis dá inicio à elaboração do Plano Plurianual

Compartilhar:

Organizada pela equipe econômica da Prefeitura, uma reunião, concentrando todos os secretários de governo, subsecretários e técnicos de cada secretaria, aconteceu nesta segunda-feira, 15, no Teatro Municipal, localizado na Prefeitura. Na pauta, o início da construção do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 do município, seguindo a determinação legal da Constituição Federal e da Lei de Responsabilidade Fiscal. O documento é a tradução do plano de governo, explicitadas as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal. O prefeito Mario Tricano iniciou a sessão, falando da seriedade do plano. “O PPA é de suma importância, porque vai nortear o planejamento da cidade pelos próximos quatro anos”.

Segundo o vice-prefeito Sandro Dias, também secretário de Planejamento, para a elaboração do Plano Plurianual é necessário o envolvimento de todos os setores da Prefeitura e da população. “Ao longo da criação do plano, faremos diversas reuniões com representantes de todas as secretarias, cada uma apresentando suas propostas, e também com a sociedade civil organizada para darmos mais agilidade na elaboração e no cumprimento dos prazos. O PPA tem previsão para ser concluído até agosto deste ano”, explicou Sandro.

Durante a reunião, foi apresentada pela subsecretária de Orçamento, Yára Medeiros, a metodologia de construção do Plano Plurianual, a importância da sua elaboração, os componentes que integram o orçamento público e como será a participação popular.

O que é o PPA

O plano plurianual (PPA) estabelece projetos e programas de longa duração do governo, definindo objetivos e metas da ação pública para um período de quatro anos. Com a adoção deste plano, tornou-se obrigatório o Governo planejar todas as suas ações e também seu orçamento de modo a não ferir as diretrizes nele contidas, somente devendo efetuar investimentos em programas estratégicos previstos na redação do PPA para o período vigente. Conforme a Constituição Federal, também é sugerida que a iniciativa privada volte suas ações de desenvolvimento para as áreas abordadas pelo plano vigente.

Texto – Gisele Barreto
Fotos– Jorge Maravilha

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”519″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”200″ thumbnail_height=”133″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”999″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”1″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”pid” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]