Prefeitura dá continuidade à desratização nos bairros

Compartilhar:

Agentes de controle de endemias do Setor de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, estiveram nesta sexta (18), no bairro Beira Linha, dando continuidade às ações de desratização. A equipe percorreu as margens do Rio Paquequer nas proximidades da Rua Guaporé, colocando veneno em locais de provável circulação de roedores.

“A Secretaria de Saúde utiliza um rodenticida (veneno para ratos) parafinado muito eficiente. Existe um amargante nesse veneno que só os ratos não detectam e o ingerem. Outros animais descartam na hora”, explicou o agente de controle de endemias, André Barcellos.

Cuidados para evitar a proliferação de ratos

  • Não deixar lixo a céu aberto ou destampado na lixeira.
  • Fechar e acondicionar corretamente o lixo, dispensando no dia da coleta, para evitar que os detritos atraiam a presença dos roedores.
  • Acondicionar todos os alimentos em recipientes bem fechados.
  • Evitar o acúmulo de caixas de papelão, caixotes e outros materiais que sirvam de abrigo para ratos e camundongos.
  • Conservar limpos e murados os terrenos baldios.
  • Inspecionar e conservar limpos garagens, sótãos e despensa. 

A desratização é feita rotineiramente em vias públicas e também em ralos e bueiros. O serviço pode ser solicitado pelo telefone (21) 2742-7272, ramal do Controle de Zoonoses, e também pela Ouvidoria Geral do Município pelo telefone (21) 2742-5074 ou pelo e-mail [email protected]. 

Fotos: Divulgação