PREFEITURA, CÂMARA E SOCIEDADE DISCUTEM SOLUÇÕES PARA O ATERRO SANITÁRIO

Compartilhar:

O Prefeito Vinícius Claussen e secretários municipais participaram do seminário realizado neste sábado (4) pela Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Câmara Municipal sobre o destino do aterro sanitário. O encontro aconteceu no Teatro Municipal e também reuniu representantes do Corpo de Bombeiros, ambientalistas, engenheiros, arquitetos e a sociedade civil.

Segundo o presidente da Comissão, vereador Tenente Jaime, o objetivo do seminário foi a apresentação de cinco projetos com soluções definitivas para o aterro sanitário, entre eles o pré-projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apresentado pelo secretário da Pasta, Raimundo Lopes. “Hoje é um dia marcante para o município, onde vamos conhecer propostas para acabar de vez com a problemática do lixo em nossa cidade. Depois das audiências públicas, agora o Executivo vai analisar os projetos já elaborados e apontar o mais viável para o município”, disse o vereador.

Para o prefeito Vinicius Claussen, o lixo não deveria ser um problema, mas uma oportunidade de geração de renda, através da reciclagem. “É inadmissível, atualmente, tratarmos o lixo dessa maneira. Hoje vamos apresentar um plano de ação que dará uma sobrevida de mais três anos ao aterro para que possamos, durante esse tempo, implantar soluções definitivas para a destinação do lixo”, disse o prefeito.  Vinicius acrescentou ainda que já existe um programa de coleta seletiva, chamado EcoEnel, uma parceria entre Prefeitura e a concessionária de energia elétrica, que será iniciado em breve, para dar descontos na conta de luz de quem participar do projeto de coleta e reciclagem.

Na próxima quinta-feira (9), uma Audiência Pública, aberta a toda a população interessada, será presidida pelo Executivo, a partir das 19h, no Teatro Municipal, na Prefeitura. Durante a sessão serão debatidos os diversos aspectos do pré-projeto, bem como ouvidas e analisadas as sugestões dos presentes que, julgadas pertinentes, possíveis e aprovadas, serão incorporadas ao Plano de Ação definitivo.

 Fotos: Jorge Maravilha