Secretaria de Cultura de Teresópolis participa de reunião de Gestores de Cultura do Estado do Rio

Você está visualizando atualmente Secretaria de Cultura de Teresópolis participa de reunião de Gestores de Cultura do Estado do Rio
Cléo Jordão e outros diretores do Fórum de Gestores de Cultura do Estado do Rio com Adenilson Honorato, responsável por assessoramento de Relações Intermunicipais da SECEC
Compartilhar:

Na última semana, a secretária de Cultura de Teresópolis, Cléo Jordão, e o subsecretário, Ricardo Guarilha, estiveram no Rio de Janeiro para o Encontro de Gestores de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC), foi realizado no Centro Cultural João Nogueira – Imperator, no Méier, e contou com a presença de mais de 80 gestores de cultura de municípios fluminenses, além da participação especial da secretária de Estado de Cultura, Danielle Barros.

No encontro, secretários de cultura de quase todas as cidades fluminenses puderam conhecer melhor como funciona o sistema estadual de fomento e a aplicação de recursos oriundos do Fundo Estadual de Cultura (FEC), habilitado pela atual gestão. A SECEC pretende patrocinar este ano projetos culturais, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que somam mais de R$ 90 milhões. Além disso, nove editais, dois dos quais já lançados, vão destinar cerca de R$ 30 milhões para a atividade em 2021.

“Foi um momento muito produtivo, onde pudemos interagir e conhecer as novas ações e políticas públicas que estão sendo planejadas pela Secretaria de Estado de Cultura. Um encontro com trocas interessantes, que certamente também vai gerar frutos para Teresópolis”, avaliou a secretária de Cultura, Cléo Jordão, que integra a Diretoria do Fórum de Gestores de Cultura do Estado do Rio.

“A democratização dos recursos da Cultura só é possível com a participação dos municípios. Nós estamos fazendo todo esse esforço de dialogar com todos eles, ampliar a participação das cidades nos projetos, usando editais mais democráticos, em respeito à Lei 7.035. Essa parceria é fundamental”, afirmou a secretária Danielle Barros, lembrando que outros encontros serão realizados futuramente.

Além da apresentação das políticas públicas voltadas para o setor que estão sendo implementadas pelo órgão, o encontro serviu ainda para que a Secretaria de Estado de Cultura apresentasse uma prestação de contas de investimentos realizados em atividades culturais. A reunião contou ainda com a exibição do curta metragem “Camilla Amado” e as apresentações da cantora Flávia Saolli, da Camerata de Violões Arealense e da bateria da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, encerrando o evento.

Fotos: Divulgação