Prefeitura adquire duas vans para transporte de pacientes com deficiência física

Compartilhar:

Iniciativa é inédita no município e vai contribuir para o transporte das pessoas com deficiência com segurança e conforto

Numa iniciativa inédita, a gestão do Prefeito Vinicius Claussen adquiriu, por meio de licitação, duas vans zero quilômetro adaptadas para o transporte de pessoas com deficiência. Os veículos foram comprados com verba de emendas parlamentares.

“Os veículos serão usados para levar os pacientes para consultas e exames, entre outros procedimentos médicos, dentro e fora do município. E isso será feito com conforto e segurança, pois as vans são adaptadas para esse tipo de transporte, com local reservado para a cadeira de rodas e também possuem tacógrafos, ou seja, os motoristas terão que seguir a velocidade indicada para dias comuns e de chuva”, explicou o secretário de Saúde, Antonio Vasconcellos.

O secretário destacou a iniciativa inédita do Prefeito Vinicius Claussen em comprar veículos adaptados, o que mostra a preocupação da gestão municipal com a inclusão das pessoas com deficiência. Antes da chegada das vans, os pacientes com deficiência eram transportados em carros de passeio da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com Antonio Vasconcellos, as vans serão emplacadas e os tacógrafos lacrados. A partir daí, poderão transportar os pacientes. O prazo previsto para isso é de 20 dias.

As emendas parlamentares são dos deputados federais Hugo Leal e Alexandre Serfiotis.

Frota da Secretaria Municipal de Saúde

Além da aquisição das duas vans, atualmente, a frota da Secretaria de Saúde é composta por uma ambulância de suporte avançado e duas ambulâncias básicas atuando no primeiro distrito; uma básica em Água Quente, atendendo à população do segundo distrito; e outra ambulância básica no Serviço de Pronto Atendimento de Bonsucesso, para atender ao terceiro distrito.

Em dezembro de 2018, a Prefeitura adquiriu nove carros de passeio para integrar a frota da Saúde. Dos nove carros, três estão sendo usados para o transporte de pacientes que necessitam de atendimento especializado fora de Teresópolis; dois foram enviados para o transporte de pacientes do Centro de Hemodiálise de Teresópolis; os outros carros estão servindo ao Centro de Atenção Psicossocial/Divisão de Saúde Mental e aos setores de Atenção Básica, de Vigilância Sanitária, e de Vigilância Ambiental em Saúde.

Fotos: Marcelo Roza