Você está visualizando atualmente Prefeito Vinicius Claussen vistoria obra de adequação do SPA Dr. Eitel Abdallah, em São Pedro

Secretários de Saúde e de Obras também participaram da vistoria técnica da unidade.
A partir do dia 5/04, SPA passa a receber o atendimento clínico antes realizado na UPA 24H.

O Prefeito Vinicius Claussen, o secretário de Saúde, Antonio Vasconcellos, a subsecretária de Atenção Básica à Saúde, Edneia Martuchelli, e o secretário de Obras Públicas, Ricardo Pereira Jr., vistoriaram, nesta terça (30), a obra de adaptação do Serviço de Pronto Atendimento Dr. Eitel Abdallah, em São Pedro. A previsão é de que, a partir da próxima segunda (5), a unidade 24H passe a receber o atendimento clínico antes realizado na UPA 24h. A unidade também vai oferecer o serviço de observação temporária de pacientes (internação clínica para casos não graves).

“As adequações que estamos fazendo no SPA Dr Eitel Abdallah têm o objetivo de aprimorar os fluxos de atendimento, principalmente durante este período de pico da pandemia. Nossa expectativa é que o espaço comece a funcionar como unidade secundária na próxima segunda (5), recebendo os pacientes de atendimento clínico que, até o momento, é feito na UPA 24h. O SPA também vai oferecer o serviço de internação clínica para casos não graves. Até lá, manteremos um atendimento de transição para os pacientes na unidade”, explicou o Prefeito.

Além dessas mudanças, outras readequações estão sendo feitas para aprimorar a estrutura de enfrentamento à COVID-19 em Teresópolis para ampliar a oferta de atendimento aos pacientes COVID-19 e ao mesmo tempo proteger os pacientes que buscam outras especialidades. Todas as medidas são implementadas após amplo debate e avaliação do Gabinete de Crise contra o Coronavírus, coordenado pelo Prefeito Vinicius Claussen.

A Unidade de Pronto-Atendimento 24h (UPA) funcionará como unidade para atendimento de pacientes COVID-19 e de outras emergências de alta gravidade. Deixa de ser referência para atendimento clínico. A gestão municipal está trabalhando, ainda, para abrir 30 leitos clínicos na Beneficência Portuguesa como retaguarda do atendimento da UPA e do SPA do Tiro de Guerra.

Nova estrutura do SPA Dr. Eitel Abdallah

Com as obras de adequação, o SPA Dr. Eitel Abadallah, em São Pedro, passa a contar com a seguinte estrutura: Recepção, Consultórios Clínicos, Classificação de Risco, Internação de Clínica Médica, Salas de Repouso, Sala de Estabilização, Sala de Preparação de Medicação, Farmácia, Sala de Enfermagem, Sala de Medicação, (Observação), Sala de Sutura, Administração, Banheiros e Cozinha.

Atendimento Temporário

Até que a reestruturação das unidades seja concluída, o atendimento do Serviço de Pronto Atendimento Eitel Abdallah (Tiro de Guerra) funciona da seguinte forma:

– Atendimento clínico e emergências de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h: PSF do Rosário.

– Emergências neste domingo (28) e ao longo da semana após as 19h: atendimento na UPA 24h.

– Pediatria: atendimento no CEMUSA, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

– Emergência Pediátrica: atendimento na Beneficência Portuguesa 24 horas por dia.

Fotos: Sidney Pontes