Prefeito Vinicius Claussen entrega recursos do GFED para escolas municipais

Você está visualizando atualmente Prefeito Vinicius Claussen entrega recursos do GFED para escolas municipais

Valor será investido na adaptação das unidades conforme o protocolo de medidas de enfrentamento ao coronavírus

O Prefeito Vinicius Claussen entregou, nesta quinta-feira (18), na Prefeitura, para dois representantes das escolas municipais da Rede de Ensino de Teresópolis, o cheque simbólico da primeira parcela de 2021 do recurso destinado às unidades escolares pelo programa GFED (Gestão Financeira Escolar Descentralizada). O repasse direto de recursos para as escolas garante autonomia e agilidade na sua aplicação em benefício da comunidade escolar, entretanto, este ano, devido à pandemia, os recursos serão usados para adaptação das escolas para ficar de acordo com o protocolo de medidas de enfrentamento ao coronavírus.

“Os investimentos no setor começaram em 2019 com o GFED. O programa municipal de repasse de recursos volta a ser liberado após um intervalo de cinco anos. Este ano, as equipes diretivas vão usar os valores na adaptação das escolas para receber, conforme o protocolo de enfrentamento ao coronavírus, alunos, professores e toda a comunidade escolar no retorno às aulas presenciais, com data ainda não definida”, frisou o Prefeito Vinicius Claussen.

Representando as unidades do interior do município na entrega do cheque simbólico, o diretor da Escola Municipal Alfredo Ignácio Jorge, em Água Quente, no 3º Distrito, Renato Klein, enfatizou que o cheque entregue é mais que um símbolo e sim uma conquista para a Educação do município.

“O GFED é um recurso importantíssimo para a organização e adequação do espaço escolar, proporcionando aos nossos alunos, professores e funcionários um ambiente mais propício ao ensino- aprendizagem. Destaco que além desse repasse, outros três repasses anteriores e a aquisição de computadores para os laboratórios do INOVALAB somam-se ao novo momento que a Educação vive. Esses recursos permitem o gestor investir exatamente nas necessidades pontuais em sua unidade escolar. Esse quarto repasse realizado pelo Prefeito Vinicius Claussen tem uma missão fundamental no reforço aos protocolos sanitários estabelecidos pela municipalidade para o enfrentamento da Covid-19”, enfatizou o diretor.

Cíntia Cunha Castro, diretora do CEROM (Centro Educacional Roger Malhardes), no bairro de São Pedro, representou as escolas da área urbana. “O CEROM sempre se destacou pelo trabalho realizado junto à comunidade, mas precisávamos modernizar a estrutura da escola para melhor atender nossa clientela. Desde 2019, o GFED vem nos possibilitando realizar não só a manutenção da escola e a melhoria de nossos espaços, mas também a execução de novos projetos, como: laboratório de informática, laboratório de Ciências e Arte e o espaço para tênis de mesa. Ainda temos muitos sonhos! Mas, neste ano de 2021, a prioridade para a utilização do GFED será a adaptação da escola para receber toda a comunidade escolar, seguindo os protocolos de segurança para enfrentamento à COVID-19. A verba GFED representa segurança, dignidade e qualidade de trabalho e atendimento para todas as escolas”, destacou a diretora.

Os R$ 2 milhões serão divididos entre todas as unidades municipais, de acordo com o número de alunos de cada escola e o horário de atendimento, em horário integral ou parcial. Está prevista nova parcela do GFED ainda para este ano. Cada unidade escolar presta contas à Secretaria Municipal de Educação de todos os recursos utilizados.

Foto: Gutto Rodrigues