Prefeito Vinicius Claussen e Governador Cláudio Castro inauguram Casa do Trabalhador de Teresópolis

Você está visualizando atualmente Prefeito Vinicius Claussen e Governador Cláudio Castro inauguram Casa do Trabalhador de Teresópolis
Fotos: Bruno Nepomuceno
Compartilhar:

O Prefeito Vinicius Claussen e o governador Cláudio Castro inauguraram, nesta terça-feira (6), aniversário de 130 anos de emancipação do município, no bairro de São Pedro, a Casa do Trabalhador de Teresópolis. A Casa do Trabalhador é mais uma ação integrante do Programa Estratégico de Recuperação Econômica e Geração de Emprego – ‘Pra Cima Terê’, da Prefeitura de Teresópolis em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Trabalho e Renda – Setrab. Oferece preparação, formação e qualificação da população para o mercado de trabalho, gerando emprego e renda.

Durante a inauguração, o Prefeito Vinicius Claussen destacou os resultados da captação de vagas pelo SINE e enfatizou a importância da qualificação para inserção, reinserção e manutenção do profissional no mercado de trabalho. “O SINE Teresópolis faz um trabalho excelente, ofertando cerca de 200 vagas, por semana, mas é preciso promover a capacitação dos trabalhadores para essas vagas. E a Casa do Trabalhador será um espaço onde a população terá, gratuitamente, cursos voltados para os diversos segmentos do mercado de trabalho. A Casa do Trabalhador é um s onho realizado. É tempo de trabalho pra recuperar o tempo perdido”, pontuou o Prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama Paula Schütte Claussen.

O governador Cláudio Castro enfatizou que cabe ao poder público gerar as oportunidades de emprego. “Precisamos fazer essa ligação entre as pessoas que estão procurando emprego e aquelas que querem contratar, qualificar os cidadãos para que tenham uma vida melhor”, e completou: “Estou muito feliz porque eu já estive em Teresópolis diversas vezes e hoje vejo que o município está bem diferente do que nos outros anos em que visitei a cidade. A cidade está encontrando o caminho do desenvolvimento”. O governador estava acompanhado da primeira-dama Analine Castro.

Em seu discurso, o secretário de estado de Trabalho e Renda, Léo Vieira, parabenizou Lucas Guimarães e a equipe da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária. “O SINE daqui é o que mais produz no estado do Rio de Janeiro. O comprometimento e a sensibilidade desses servidores são visíveis e vai fazer toda a diferença para o trabalhador que buscar atendimento nesta Casa do Trabalhador”, exaltou Léo Vieira.

O presidente do Conselho Municipal de Trabalho, Felipe Coelho, também frisou a relevância da qualificação da mão de obra. “A palavra de hoje é gratidão! Gratidão por esse sonho estar se concretizando. Temos um grupo grande de pessoas desejando, sonhando com um emprego e, por outro lado, empreendedores que precisam de mão de obra qualificada. Então, iniciativas como essa são fundamentais para a qualificação dos trabalhadores para que eles possam realizar seus sonhos”.

O secretário municipal de Trabalho, Lucas Guimarães, comentou sobreas ações de incentivo ao empreendedorismo que serão realizadas no local. “A Casa do Trabalhador tem a missão de preparar, formar e qualificar o trabalhador para o mercado, mas também de estimular o empreendedorismo para que ele possa buscar o seu próprio caminho. Agradeço o empenho e dedicação de toda a equipe da Secretaria de Trabalho e a parceria da Igreja Monte Hermon”.

Também participaram da inauguração o secretário de estado de Cidades, Uruan Cintra, os deputados estaduais André Correa, Alexandre Freitas e Ronaldo Anquieta, o presidente do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, Pedro Alves, presidente do Sincomércio Teresópolis, Rodney Turl, a vereadora Márcia Valentim, pastor da Igreja Monte Hermon, Humberto Siqueira, presidentes de associações de moradores e secretários municipais.

Casa do Trabalhador

Programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, criado através da Lei nº 6.611/2013, a Casa do Trabalhador tem o objetivo de implementar políticas de trabalho, emprego e geração de renda, estimular a formação e a qualificação dos cidadãos, desenvolvendo ações de apoio ao trabalhador para contribuir com a sua inserção, reinserção e manutenção no mercado de trabalho por meio de parcerias com instituições formadoras de ensino.

A Casa do Trabalhador de Teresópolis é composta por três andares: no primeiro piso, um espaço onde vai funcionar o SINE, sala de informática, sala de curso técnico para área de beleza, sala para qualificação teórica e local de entrevistas; no segundo pavimento instalações para treinamento voltado para o segmento hoteleiro (com doação de material pelo Hotel Le Canton e apoio do Teresópolis Convention & Visitors Bureau); e no terceiro piso espaço para qualificação da construção civil.

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária passa a ter um equipamento descentralização que, além dos serviços já oferecidos no SINE de encaminhamento para entrevistas de emprego, cadastro de currículo, emissão da carteira de trabalho e entrada no seguro desemprego, passa a oferecer qualificação profissional para trabalhadores e empreendedores.

A Casa do Trabalhador fica na Rua Luís Noguet Junior, nº 100, São Pedro. O horário de atendimento ao público será de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O atendimento começa na próxima segunda, (12).

Fotos: Bruno Nepomuceno