Prefeito solicita asfalto para operação tapa-buracos em Teresópolis

Compartilhar:

200 toneladas de massa asfáltica foram pedidas ao DER

Com a finalidade de iniciar, o mais rápido possível, a recuperação das ruas e avenidas de Teresópolis, prejudicadas pela grande quantidade de chuva das últimas semanas, o Prefeito Vinicius Claussen enviou ofício ao presidente do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) solicitando a cessão de 200 toneladas de massa asfáltica. O material será utilizado em operação tapa-buracos nos pontos mais críticos da cidade.

No ofício, o prefeito informa que, desde a catástrofe de 2011, Teresópolis vem sofrendo com diversas dificuldades nas áreas urbana e rural e que “nesse momento, uma das principais é a quantidade de buracos que assola as ruas de praticamente todos os bairros” e que a solução dessa questão é uma das principais reivindicações da população.

“A gente sabe que quando começam as chuvas de verão, os buracos acabam aumentando. Eu recebi a Prefeitura com secretarias sem estrutura nenhuma, faltando equipamentos, sem insumos, sem equipamentos de proteção individual, num verdadeiro desrespeito ao servidor. A verdade é que a cidade ficou anos sem manutenção e os problemas foram se agravando”, disse o prefeito Vinicius Claussen, acrescentando que a gestão já realizou diversas operações tapa-buracos em bairros de Teresópolis.

“Começamos a realizar diversas operações para melhorar a situação das vias, mas a chuva sempre nos atrapalha. Para você ter uma ideia, em outubro e novembro tivemos dificuldades até até para retirar das usinas próximas, a massa asfáltica que conseguimos, por conta do grande volume de chuvas”, informou o secretário de Serviços Públicos, Beto Calixto.

De acordo com o prefeito Vinicius Claussen, o foco é retomar o funcionamento da Usina de Asfalto da cidade. “Estou licitando a emulsão asfáltica para que a gente possa produzir nosso próprio asfalto e cuidar das ruas da cidade. Mas até lá precisamos de ajuda para esse momento emergencial”, disse.

A solicitação do Prefeito foi feita em caráter de urgência para a retirada do asfalto já a partir desta terça-feira (08), tanto na usina de Nova Friburgo quanto em Duque de Caxias.

Problema antigo

Os buracos no asfalto em Teresópolis são um problema antigo e resultado da falta de estudos e planejamento. O asfaltamento das vias da cidade, na maioria das vezes, foi feito apenas jogando asfalto sobre o calçamento de paralelepípedos. Com o passar do tempo e a constante movimentação de veículos, os paralelos se soltam e o asfalto descola, abrindo crateras.

“Vamos licitar a pavimentação e a sinalização vertical e horizontal de algumas vias e retirar o asfalto onde for possível para retornar ao paralelepípedo. Com esse material que retirarmos, vamos melhorar as condições de tráfego no interior, que tem mais de 850 km de estradas vicinais, essenciais à economia do município”, finalizou o prefeito Vinicius Claussen.