Prefeito Pedro Gil tranqüiliza população e garante os serviços públicos essenciais

Compartilhar:

O prefeito Pedro Gil fez reunião com os secretários de sua equipe de governo nesta segunda-feira, dia 28. Em pauta, as estratégias adotadas para manter a prestação dos serviços públicos à população, por conta da falta de combustíveis que ocorre em todo o país.

“Até quarta-feira, a Prefeitura tem combustível. O governador Pezão disse que, se houver necessidade, garante escolta de gasolina e diesel até a Polícia Militar em Teresópolis, para ambulâncias e os serviços de assistência social”, destacou Pedro Gil.

Na Saúde, várias medidas são tomadas para a continuidade do atendimento público. “Hoje foram suspensas as cirurgias eletivas no Hospital das Clínicas de Teresópolis e no Hospital São José. A Clínica de Hemodiálise está funcionando com sessões de 3 horas para cada paciente. A UPA ainda tem medicamentos e insumos e faz atendimentos prioritários e os postos de saúde seguem funcionando”, explicou o secretário de Saúde, Antonio Henrique Vasconcellos. 

Responsável pela administração da garagem da Prefeitura, que abastece a frota oficial, a secretaria de Segurança Pública está atenta à situação e segue racionando combustível. Isso para garantir a circulação dos veículos da Saúde, Educação, Segurança Pública e da coleta de lixo domiciliar.

Na Educação, a expectativa é que as escolas e creches municipais funcionem normalmente até esta quarta-feira, devido ao feriado de Corpus Christi nesta quinta, 31 de maio, e com o recesso escolar de sexta, 1º de junho, quando as unidades escolares ficarão fechadas. Problemas pontuais com merenda escolar e redução da frota de ônibus são resolvidas pontualmente, com as escolas orientando pais e alunos sobre as medidas a serem tomadas.

Transporte público e táxi

A Viação Dedo de Deus, responsável pelo transporte urbano e rural, informa que nesta segunda, 28, e terça feira, 29, está operando com todos os ônibus cumprindo a tabela de horários referentes a sábado, mas sem redução de ônibus durante o dia.

A Viação Teresópolis, responsável pelas linhas intermunicipais e algumas rurais, comunica que reduziu em 30% a frota de ônibus em circulação. Os ônibus responsáveis pelas linhas rurais atuarão apenas nos horário de pico (manhã, tarde e noite). Já os ônibus intermunicipais estão tendo os seus horários remanejados.

O Sindicato dos Taxistas de Teresópolis informa que a maioria dos carros que compõem a frota de táxi da cidade utiliza o GNV – Gás Natural Veicular – como combustível principal e, com isso, têm mantido uma normalidade nos serviços prestados.

Movimento Estrada Rio-Teresópolis-Além Paraíba

A CRT – Concessionária Rio-Teresópolis – informa que, em alguns pontos da rodovia BR-116 há retenção no tráfego de caminhões em função de manifestação de caminhoneiros. No sentido Além Paraíba: do km 76 ao 77; do km 54 ao 55; e do km 40 ao 41. Há manifestação popular com tráfego interrompido para caminhões nos dois sentidos. Na Baixada e Serra, no momento o fluxo de veículos está normalizado.