Prefeito anuncia novos projetos para a Educação em Teresópolis

Anuncio foi feito em encontro com professores, diretores e equipe administrativa da Educação

Teresópolis, 4 de fevereiro de 2019 – Um novo aplicativo para controlar a frequência nas escolas e que permite a correção de provas on-line foi um dos projetos apresentados pelo Prefeito Vinicius Claussen durante o evento que marcou a abertura do ano letivo na rede municipal de ensino.

Com o tema ‘Teresópolis, orgulho dos filhos teus’, a Educação iniciou 2019 com um encontro que reuniu, nesta segunda (05), na Lagoinha, professores, equipes diretivas e administrativas da Secretaria Municipal de Educação. A atividade integra o Programa de Formação Continuada da secretaria.

O aplicativo anunciado pelo prefeito Vinicius Claussen é o ‘Mira’, que possibilita fazer a frequência escolar, diário escolar e correção de provas de forma informatizada. A princípio, o projeto será voltado para o segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e poderá ser utilizado pelo professor que optar pela experiência. Outra ação direcionada à Educação é a continuidade e ampliação do ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos’ (JEPP), realizado no Centro Educacional Helena de Paula Tavares (CEHPT), primeira escola a receber o projeto. A atividade é do Sebrae, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.

Em sua fala aos profissionais da Educação, o prefeito também exaltou as conquistas já alcançadas em sete meses de gestão e pontuou as metas para 2019 no segmento: “É uma alegria imensa participar desse encontro que inicia o ano letivo de 2019. Tenho certeza de que esse será um ano de muitas realizações e consolidação das boas ações. A missão do professor é louvável: formar e transformar vidas. Transformar crianças em adultos do bem. Nosso desejo é que Teresópolis seja referência no estado”, disse Vinicius Claussen.

Os professores também receberam as boas-vindas da gestora da pasta, Rosana Mendes; ouviram um depoimento da escritora Ana Maria Andrade e participaram de um workshop com as professoras Érica Neves e Gisele Aguiar.

A secretária de Educação, Rosana Mendes, destacou o papel do professor como fundamental na formação cidadã dos alunos. “É muito prazeroso receber todos que integram a Educação para este encontro. Agradeço o apoio e a valorização que o prefeito Vinicius Claussen tem dado à Educação. Esse incentivo nos ajuda a realizar projetos que trazem alegria e estímulo aos nossos professores. São eles que fazem verdadeiramente o trabalho, dentro de sala de aula, com amor e dedicação, contribuindo para o futuro de nossos alunos”, frisou Rosana Mendes.

Escritora

Com 22 obras voltadas para o público infantil, Ana Maria Andrade ressaltou o início de carreira em Teresópolis e a importância da leitura para as crianças. “Meu primeiro livro, ‘Água Viva’, foi escrito em 2003. É sempre uma emoção participar dos projetos de incentivo à leitura nas escolas da cidade. Hoje fui convidada pela Secretaria para conversar com os professores sobre a importância da positividade de sentimentos, conteúdo do meu livro ‘Olhos da Terra’, feito e lançado em 2012, em Teresópolis, pela editora Imperial Novo Milênio”.

A escritora também é autora do projeto ‘Ama Leitura’, voltado para a formação de professores e mediadores de leitura, feito em parceria pelo SESC Teresópolis e a Academia Teresopolitana de Letras.

Workshop

‘Maestria da Educação Começa em Você’ foi o título do workshop realizado pelas professoras Érica Neves e Gisele Aguiar. Entre os assuntos abordados, a relevância da saúde emocional para a vida pessoal e também profissional.

Professora na Escola Neidy Angélica, em Vargem Grande, no 3º Distrito, Débora Chaves elogiou a iniciativa. “Eu vejo o evento com muitos bons olhos porque precisamos estar unidos e nada melhor do que encontros como esse para fortalecer a categoria. Além disso, o prefeito se mostrou muito empenhado, com muita energia, para melhorar todas as áreas de nossa cidade, em especial, a Educação. E isso vai ajudar a transformar a Educação em Teresópolis”, avaliou a professora.

Foto: Jorge Maravilha