Polo Teresópolis da Escola de Contas e Gestão do TCE/RJ: Capacitação e valorização do servidor

Compartilhar:

Teresópolis foi um dos polos da Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ) em 2019. Projeto de Educação Itinerante, a ‘ECG Presente’ oferece diversos cursos, de forma gratuita, para servidores municipais, estaduais e federais.

A iniciativa de Teresópolis ser um dos polos da escola em 2019 partiu do Prefeito Vinicius Claussen, que em encontro com a presidente do TCE/RJ teve sua solicitação atendida. A coordenação do Polo da Escola de Contas e Gestão é feita pela Secretaria de Controle Interno. Cerca de 600 pessoas se inscreveram para os cursos da ‘ECG Presente’.

“Tivemos mais de 200 servidores inscritos somente no Polo Teresópolis. Sem contar os servidores inscritos nos cursos na modalidade on-line ou nos cursos aplicados na central da escola, no Rio de Janeiro. Se a gente somar todos esses alunos, chegou em torno de 600 inscritos. Isso para o município é muito enriquecedor. Significa capacitação e valorização do servidor”, contabilizou a secretária de Controle Interno, Yára Medeiros.

O último curso híbrido deste ano do polo, ou seja, parte on-line e parte presencial, teve a aula final em Teresópolis. Voltada para a gestão de bens patrimoniais, a capacitação recebeu elogios dos alunos, assim como a facilidade de fazer os cursos na cidade.

“Pra gente que trabalha indireta e diretamente com essa questão patrimonial é fundamental porque normalmente a gente não tem esse tipo de informação e é um momento em que podemos tirar muitas dúvidas. Vai ajudar muito no processo de formalização patrimonial na escola, para organização e melhor gestão do nosso espaço”, avaliou a servidora pública Aline Quaglio, diretora de escola.

Geovânia Ramos atua como servidora municipal na Secretaria de Esportes e Lazer e participou de sei cursos da ECG Presente em 2019. “Foi muito importante fazer os cursos, me capacitar e atualizar sobre assuntos relevantes voltados para a administração pública. E esse ano, com essa oportunidade de fazer os cursos em Teresópolis facilitou muito porque a gente fica na nossa rotina, não tem o deslocamento para o Rio ou para outras cidades”.

Otávio Souza, que ministrou o Curso de Gestão de Bens Patrimoniais, pontuou sobre os benefícios do projeto. “Participar da ‘ECG Presente’ é muito gratificante porque a gente tem a oportunidade de capacitar o servidor. E a gente observa que isso se traduz num grande benefício para a sociedade e para o trabalho do TCE porque o servidor capacitado comete menos erros, trabalha mais comprometido, feliz porque se sente valorizado. O trabalho do tribunal também fica mais fácil devido a sensível melhora da qualidade da prestação de contas. Além disso, vir aos polos que a Escola seleciona é muito legal, porque nem todos têm a condição de ir lá, ter aulas na escola de contas, no centro do Rio”.

A capacitação voltada para o segmento turístico, uma das vocações da cidade, também foi contemplada com um curso realizado em Teresópolis. Intitulado ‘Programa de Capacitação para Excelência em Gestão do Turismo Fluminense’, o curso teve duração de dois meses e parceria da Prefeitura, Secretaria de Estado de Turismo, Escola de Contas e Gestão do TCE/RJ e Unifeso, que cedeu espaço para as aulas.

‘ECG Presente’

Pelo projeto de Educação Itinerante ‘ECG Presente’, os cursos são voltados para a Gestão e Fiscalização de Contratos, Contratação e Fiscalização de Obras Públicas e Gestão de Bens Patrimoniais, entre outros. A missão da escola é promover ensino e pesquisa na área de gestão pública, por meio de capacitação, através de cursos; formação, por meio de oferta de bolsas de estudo e programas de pós-graduação; e pesquisa, com a realização de eventos, publicações, prêmios e programas de pesquisas.

As aulas presenciais do Polo Teresópolis do Projeto ‘ECG Presente’, aconteceram no campus da Universidade Estácio de Sá. Inscrições e informações podem ser obtidas pelo site www.ecg.tce.rj.gov.br ou pelos telefones (21) 3916-9531 e 3916-9532. O calendário de cursos para 2020 tem previsão de divulgação em fevereiro.

Foto: Jorge Maravilha