Plano de Manejo do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis

Compartilhar:

Teresópolis realiza consulta pública on-line até o dia 28/08 sobre o zoneamento ambiental da unidade de conservação

Nesta quarta-feira, 12, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lança um hotsite com o edital de Consulta Pública sobre o zoneamento do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. O objetivo é ampliar a participação popular na elaboração do Plano de Manejo da unidade de conservação. O documento técnico, que vem sendo construído desde 2019, estabelece o zoneamento e as normas para o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive sobre a implantação das estruturas físicas necessárias para a gestão da unidade, de acordo com a Lei Federal nº 9.985/2000.

O hotsite contém informações cartográficas georreferenciadas, mas ilustrativas, para facilitar a compreensão de todos, com ou sem experiência em consultar mapas, e poderá ser acessado até o dia 28 de agosto pelo site da Prefeitura – www.teresopolis.rj.gov.br. Na fase de conclusão do processo de elaboração do Plano de Manejo, será lançado o site definitivo, que abrigará de forma permanente informações como mapas, gráficos, tabelas de dados e lista de espécies, por exemplo.

A proposta de zoneamento ambiental subdivide a área de 4.397 hectares do Parque Municipal em 6 zonas de manejo, mais a zona de amortecimento. São propostas as zonas de Preservação, de Conservação, de Infraestrutura, de Diferentes Interesses Públicos, de Adequação Ambiental e Zona de Usos Divergentes e mais a Zona de Amortecimento.

O secretário de Meio Ambiente destaca a importância da participação do maior número possível de pessoas no processo de elaboração do Plano de Manejo. “Esperamos a contribuição de todos nesse processo de consulta pública, estudando as informações e dando sugestões para aprimorar e melhorar a proposta do poder público. Todas as sugestões enviadas serão consideradas e avaliadas e, caso sejam julgadas pertinentes, serão incorporadas ao documento final”, assinala Flavio Castro.

Criado pelo Decreto Municipal 3.693/2009 e com uma área de 4.397 hectares, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis está situado na região noroeste de Teresópolis, parcialmente inserido no 1º e 2º Distritos e fazendo limite com os municípios de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto. Possui duas sedes: a da Pedra da Tartaruga, com acesso pelo bairro Granja Florestal, na área urbana, e de Santa Rita, no 2º Distrito, zona rural do município. Tem em seu território uma imponente cadeia de montanhas e protege muitas nascentes e importantes remanescentes florestais, que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma Mata Atlântica, na região.