Parque Ermitage recebe Unidade de Atenção Primária à Saúde

Compartilhar:

Mais de 7 mil moradores do Parque Ermitage vão ser beneficiados com os serviços da Unidade de Atenção Primária à Saúde instalada pela Prefeitura no bairro. A Gestão Municipal também construiu no local o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) volante, vinculado à unidade do Fischer. Durante a inauguração da unidade, nesta sexta, 14, o Prefeito Vinicius Claussen anunciou que 3 dos 6 leitos de Clínica Médica contratados esta semana estão sendo transformados em leitos de UTI, totalizando 74 leitos exclusivos para COVID-19.

“O posto vai oferecer uma estrutura melhor para o atendimento dos pacientes. Quero destacar o esforço conjunto para que essa realização fosse possível. A obra teve o apoio da iniciativa privada, das secretarias municipais de Obras, Serviços Públicos e de Saúde, de moradores e de voluntários”, destacou Vinicius Claussen, pontuando as realizações da gestão, como a ampliação da cobertura na Atenção Básica de 24% para em torno de 50%, inauguração da Unidade Primária de Saúde Santo Antônio,  numa parceria entre a Prefeitura e a Paróquia de Santo Antônio, e reativação da unidade da Fazenda Alpina, no 2º Distrito, fechada desde 2011, além do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar).

O vice-prefeito Dr. Ari Boulanger também enfatizou a importância da instalação da unidade no bairro. “Mais de 7 mil pessoas vão poder ter acesso ao atendimento médico próximo as suas casas. Isso vai fazer com que diminua a necessidade da ida do paciente à UPA ou outros postos para o atendimento inicial”.

Para Eva Silva, moradora do bairro, ter a unidade no condomínio vai facilitar o acesso às consultas e aos serviços de saúde. “Agora vai ser bem melhor pra gente. Não vamos precisar ir pagar passagem pra ir em outros postos. Agora temos um posto dentro de casa”.

Unidade de Saúde Parque Ermitage

Após dois anos de atuação da equipe de saúde na Unidade Móvel localizada no Condomínio Parque Ermitage, implementada em 2018 pelo Prefeito Vinícius Claussen, a comunidade recebe agora a Nova Unidade de Atenção Primária à Saúde.

O prédio novo foi construído em área de fácil acesso para a população local e conta com consultórios médicos e de Enfermagem e sala apropriadas para a aplicação de vacinas, de procedimentos de saúde e coleta de preventivo. A equipe é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliares de serviços gerais.

“É uma conquista para as pessoas que residem no Parque Ermitage, ampliando a oferta e proporcionando melhorias na qualidade da atenção em saúde com estrutura mais apropriada para as consultas e procedimentos em geral. Essa é uma conquista da comunidade e ter, por exemplo, uma sala de vacinação, é um grande ganho”, ressaltou o secretário de Saúde, Antonio Vasconcellos.

A unidade oferta, a partir de agora, vacina para a população e local apropriado para procedimentos como coleta de preventivo, orientação e acompanhamento do pré-natal e visitas domiciliares, quando necessárias.

 Atendimento Assistência Social

O CRAS Volante já prestava atendimento aos moradores do condomínio habitacional em instalação adaptada. Nos próximos dias, passa a funcionar no prédio da Unidade Primária de Atenção à Saúde, porém com entrada independente.

O novo Centro de Referência de Assistência Social Volante conta com recepção e duas salas de atendimento com assistente social, e também é feito o Cadastro Único (CadÚnico), etapa indispensável para inscrição para recebimento de benefícios do Governo Federal, como o Bolsa Família. No momento, devido à pandemia, não estão acontecendo as oficinas de artesanato. O horário de atendimento será de segunda a sexta, das 9h às 15h.

Saúde Digital Cidadão

Durante a inauguração da Unidade de Atenção Primária, foi lançado o aplicativo ‘Saúde Digital Cidadão’. A ferramenta permite aos usuários do SUS acompanhar o agendamento de consultas e exames na Rede Municipal de Saúde de Teresópolis.

O aplicativo estará disponível em breve por meio dos sistemas Android ou IOS e tem diversas funções, sem necessidade de atendimento presencial ou telefônico. A ferramenta possibilita o acesso fácil ao cidadão das informações sobre agendamento de consultas e exames, dados sobre medicamentos, baixar resultado de exames já realizados e acessar e imprimir o calendário vacinal.

Fotos: Bruno Nepomuceno