Parada de Natal: público se encanta com desfile

Compartilhar:

Evento movimentou o centro da cidade, convidando a população a participar da programação 

Uma animada e colorida caravana desfilou pelo centro da cidade neste sábado, dia 3, dando o clima do “Natal Encantado — a Magia do Natal em Teresópolis’. Promovida pela Prefeitura, através das secretarias de Cultura e de Turismo, a Parada de Natal convidou o público a participar da programação que vem sendo realizada desde novembro, em parceria com empresários, entidades comerciais e instituições culturais.

Anjos, reis magos, centuriões, Maria e José, personagens de um colorido presépio vivo, coordenados pelo Instituto Saber, tomaram as ruas, acompanhados por bailarinas do Grupo Dançarte. Dois trenzinhos decorados, trazendo crianças da Creche Municipal Mara Luciana Brandão Bravo e alunos dos cursos de balé e de teatro da Casa de Cultura e das escolinhas da Secretaria de Esportes e Lazer, percorreram o centro da cidade, entre o Ginásio Pedrão e o Parque Regadas. Personagens infantis deram um colorido extra ao cortejo. E não podiam faltar Papai Noel e Mamãe Noel, com suas mensagens para a cidade.

Em todo trajeto, a alegria de tradicionais músicas natalinas, executadas pelas bandas das escolas municipais Manoel Medeiros e Sakurá. Ao longo do percurso, a caravana foi saudada pelas bandas das escolas Cerom, Helena de Paula Tavares e do Ciep Amaury Amaral dos Santos. Foi um convite à população e visitantes a entrarem no clima do Natal.

O prefeito Mario Tricano e a primeira-dama, Beth Tricano, acompanharam o desfile. “Agradecemos aos empresários que, através de doações, nos permitiram realizar o evento. Esse é o nosso primeiro Natal e, com certeza, a cada ano, será cada vez melhor”, destacou Tricano.  “O Natal é uma época de reunião de famílias, de confraternização, de amor. E é isso que eu desejo a todos os teresopolitanos”, comentou dona Beth.

Representando a rede de supermercados Multi Market e a Pousada Terê Parque, o empresário Willians Braga seguiu a Parada de Natal, desde a concentração até o encerramento, no Parque Regadas. “Temos que estar envolvidos com o desenvolvimento da cidade, independentemente de ideologia partidária. Nós temos obrigação de ajudar o turismo e a cultura da cidade de Teresópolis”, opinou.

Parceria e renovação

Para o secretário de Governo e Coordenação, Carlos Dias, este é um período de renovação. “Queremos sinalizar uma cidade com condição de se renovar, de ter uma nova oportunidade, no futuro. E, quem sabe, caminhar com outros passos em outros caminhos num futuro muito mais justo e correto para todos”, pontuou.

Organizadores do evento, os secretários de Cultura, Márcio de Paula, e de Turismo, Elias Martins, coordenaram o desfile. “É o pontapé inicial para trazer esse clima de alegria do Natal para a cidade. A programação continua, com concurso de decoração de vitrines e de residências. Todo final de semana tem evento com música, teatro e auto de Natal. Estamos divulgando no site da Prefeitura e também distribuindo folhetos nos hotéis e restaurantes”, disse Márcio.

“Foi maravilhoso. Todos colaboraram: empresários, trenzinhos, fanfarras, bandas escolares, Grupo Dançarte, Instituto Saber. Agora vamos concluir a decoração e a iluminação. Nesse momento de crise, em que a Prefeitura não podia gastar um centavo, todos se uniram e nós conseguimos fazer o Natal Encantado. Inclusive os funcionários, que trabalharam exaustivamente para desenvolver esse projeto. Agradeço a todos, estão de parabéns”, enalteceu Elias Martins.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Raphael Teixeira, fez questão de destacar a determinação do Governo em trabalhar sempre buscando parcerias pela reconstrução de Teresópolis. “Parabenizo o prefeito Mario Tricano e os secretários Elias Martins e Márcio de Paula por toda a organização do evento. Agradeço também aos empresários que estão colaborando com a Prefeitura, que não está gastando dinheiro dos cofres públicos. É a parceria com o setor privado e a credibilidade do governo que possibilitam termos eventos como este. A gente espera que nos próximos anos a cidade vá se reerguendo. Esse é o objetivo do nosso trabalho”, concluiu Raphael.

Fotos: Jorge Maravilha e Marcelo Roza.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”360″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”999″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”1″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”pid” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]