Pacto pela Alfabetização na Idade Certa: Seminário reúne 240 educadores de 12 municípios em Teresópolis

Compartilhar:

Realizado nestas quinta (19) e sexta (20), o VIII Seminário Regional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa reúne cerca de 240 educadores de 12 municípios, no auditório do Clube Comary. Professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e orientadores pedagógicos debatem desafios e trocam experiências pela melhoria do ensino dentro do tema ‘As vozes dos municípios no PNAIC’.

 O subsecretário de Educação de Teresópolis, Alex Wey, deu boas-vindas aos participantes, destacando a fundamental importância da capacitação. “Um aluno bem alfabetizado, na idade correta, terá ferramentas cognitivas que permitirão que ele desenvolva raciocínios mais elaborados, propiciando um melhor rendimento ao longo de sua vida acadêmica. Teresópolis só tem a ganhar ao sediar com um evento como esse”, pontuou.

 Nesta edição do seminário, a Coordenação de Formação do PNAIC-RJ decidiu se aproximar ainda mais dos alfabetizadores. “Procuramos ouvir de forma mais próxima os desafios da alfabetização diretamente dos professores. Eles sugeriram assuntos para os temas dos quatro eixos do seminário e buscamos profissionais nas universidades para esclarecer tudo o que eles querem discutir”, relatou Elaine Constant, da Coordenação de Formação do PNAIC-RJ.

 “Os professores falam de suas dificuldades em sala de aula e constroem, juntos, o melhor caminho para a questão do ensino-aprendizagem na alfabetização”, comentou Isabel Cristina Antunes da Trindade, da equipe de Coordenação da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado de Educação e representante do Comitê PNAIC-RJ.

 Os educadores atualizam conhecimentos, trocam experiências e adquirem novas técnicas. “Aqui encontramos outros professores com as mesmas dúvidas e a troca de experiências nos enriquece para melhorar o trabalho com os alunos”, opinou o professor Cleiton Branco, que é diretor da Escola Municipal Marília Porto, no bairro de Santa Cecília. “Aprendemos com cada relato dos outros municípios e percebemos que, às vezes, o que passamos na nossa cidade eles também estão passando. É uma troca riquíssima para auxiliar nosso dia a dia como alfabetizadores”, concluiu Ellen de Castro, coordenadora do PNAIC em Bom Jardim.

 O VIII Seminário Regional reúne educadores de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes. É realizado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Comitê Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no Estado do Rio de Janeiro, que é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

Fotos: Jorge Maravilha