Pacientes idosos acamados do SUS ganham Serviço de Atenção Domiciliar em Teresópolis

Compartilhar:

Lançamento será nesta quarta (19), na Secretaria de Saúde

A Prefeitura de Teresópolis lança nesta quarta-feira (19), o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). É um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde.

“A princípio, serão atendidos os idosos acamados de nossa cidade, iniciando por aqueles que recebem apoio de oxigenioterapia (tratamento respiratório que consiste em aumentar a quantidade de oxigênio no sangue). O SAD vai atuar, inicialmente, com médico e enfermeiro. Uma viatura será disponibilizada para transporte da equipe e dos materiais necessários ao atendimento na casa dos pacientes”, explica o secretário de Saúde, Antonio Vasconcellos.

Atualmente, há cerca de 50 pacientes acamados atendidos pela Secretaria de Saúde com cessão de oxigênio, e materiais, e que necessitam de acompanhamento domiciliar.

Além desse público, o Serviço de Atenção Domiciliar buscará atender às demandas de apoio ao atendimento no lar para pacientes previamente cadastrados, que terão consultas mensais. O SAD será integrado aos postos de saúde da família, às unidades básicas de atenção em saúde, bem como às unidades de atenção pré-hospitalar municipais, quando houver necessidade de referência para atendimento especializado.

“Mais uma vez, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, amplia a rede de serviços de saúde, garantindo atendimento diferenciado à população teresopolitana”, avalia o Prefeito Vinicius Claussen.

Serviço

  • Lançamento do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)
  • Dia: 19 de junho, quarta-feira
  • Horário: 16h
  • Local: Secretaria Municipal de Saúde – (Rua Júlio Rosa, 366, Tijuca)