Outubro Rosa: Caminhada é encerrada com desfile de mulheres vencedoras de vários cânceres no Castelo Montebello

Compartilhar:

As ruas do centro da cidade se coloriram de rosa neste domingo, dia 8, com a 5ª caminhada ‘Vamos tocar no assunto’, dentro da campanha Outubro Rosa, de alerta para a prevenção precoce contra o câncer. Realizada pela Associação Amigas da Mama, com apoio do Governo Municipal e parceria de várias empresas da cidade, a ação mobilizou pacientes oncológicos, familiares, profissionais de saúde e o público em geral.

“Com muita satisfação conseguimos mobilizar cerca de 1.000 pessoas esse ano em prol de uma causa tão nobre. Como o Ministério da Saúde hoje preconiza, nos preocupamos com a promoção integral da saúde da mulher, e não só com o câncer ou o câncer de mama”, pontuou a fisioterapeuta oncológica, Gabriella Martuchelli, presidente da Associação Amigas da Mama.

O prefeito em exercício Sandro Dias acompanhou toda a programação. “A população deve procurar os postos de saúde, ir às consultas médicas e fazer os exames. Temos que investir na prevenção porque qualquer doença, quando descoberta no início, tem mais chance de cura”, assinalou.

Largada e chegada

No ponto de encontro, na Várzea, foi feita doação de alimentos não perecíveis, servido lanche e, para aquecer, aula de zumba. Depois, os participantes seguiram pelas avenidas Feliciano Sodré e Lúcio Meira até as ruas Dr. Aleixo e Heitor de Moura Estevão, rumando para o Castelo Montebello de Teresópolis, para a continuidade da programação. A segurança no trânsito foi garantida pela Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.

No Castelo Montebello, o público acompanhou apresentação de dança do ventre, com a coreógrafa Carolina Falak. Ela é idealizadora e produtora do projeto Arte em Prol da Vida, que atua para melhorar a qualidade de vida de pessoas com câncer.

O evento foi encerrado com um momento emocionante de superação: o desfile de 15 mulheres vencedoras de vários tipos de câncer: Adelici Mota dos Santos, Ana Lúcia Arros, Angela Nascimento, Cátia Ponce Leon, Cristina Guedes, Gledir Pinto Ribeiro, Ivone da Conceição Teixeira, Lóide Almeida, Maria Marlene Oliveira Silva, Maura Regina de Andrade Ferraz do Nascimento, Minalda Gomes, Miriam Sequeira, Mônica Oliveira, Paula Segreto e Yemen Vieira.

Fotos: Jorge Maravilha/AscomPMT