Operação ‘Prefeitura Presente’: Ação social e de saúde movimentou Água Quente e Região

Compartilhar:

Cerca de 50 atendimentos foram registrados no sábado (11), na ação social e de saúde realizada na Unidade Básica de Saúde de Água Quente, no 2º Distrito, no segundo dia da Operação ‘Prefeitura Presente’. Resultado da visita do Prefeito Vinicius Claussen e time de secretários à região na última sexta (10), a atividade reuniu equipes do posto de saúde/Secretaria de Saúde, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Alto/Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Educação.

Entre os serviços prestados aos moradores da localidade e também de Gamboa, Serra do Capim e vizinhança estão consultas médicas, marcação de exames, vacinação contra gripe e febre amarela, aferição de pressão arterial e testes de glicemia, além de inscrição no Cadastro Único de programas sociais.

O funcionamento da UBS no sábado agradou os moradores. “Muito bom, porque tem gente não dispõe de tempo para procurar o posto durante a semana”, comentou a lavradora Jurema Lima de Almeida, que tomou vacina contra gripe e se consultou com a médica de plantão. Quem também aproveitou a oportunidade se vacinar contra gripe foi o Cabo Souza, do Destacamento de Policiamento Ostensivo da Polícia Militar em Água Quente. “Facilita a vida de todo mundo”, disse.

Pintor de automóveis, Cícero Tibúrcio dos Santos aproveitou vários serviços de saúde: aferiu pressão arterial, mediu o nível de glicemia, tomou vacina contra febre amarela e fez consulta médica. “É uma boa esse atendimento pra colocar a saúde em dia”, destacou.

Com uma média diária de 25 consultas por dia, a médica Carolina Fernandes também deu plantão no sábado (11). “O posto só funciona de segunda a sexta-feira. É importante dar essa oportunidade para os moradores se consultarem em um sábado, esclarecerem dúvidas e renovar receita de remédio”, pontuou.

Segundo a enfermeira Vera Mello, durante a semana a equipe da Unidade Básica de Saúde de Água Quente realiza curativos, coleta material para exame preventivo ginecológico, presta atendimento pré-natal e faz acompanhamento de 42 gestantes. “Nesta quarta-feira (15), teremos uma atividade com as grávidas, com o sorteio de enxovais de bebê doados pelo CRAS Meudon e pela obra social da Igreja de São Francisco de Assis, no bairro Vale do Paraíso”.

Assistência social

Na área social, o plantão ficou por conta de equipe do CRAS Alto, que foi preparada para fazer cadastros para o Programa Bolsa Família e orientar sobre os programas sociais e os serviços socioassistenciais prestados pela Prefeitura.

“Há uma grande procura no CRAS Alto pelos moradores da zona rural e esses dois dias de plantão em Água Quente trouxe grande benefício pra eles”, esclareceu Adriana Marques, coordenadora do CRAS Alto. Entre os serviços prestados durante a semana pela unidade estão busca ativa e visitas domiciliares nos 65 bairros de sua área de abrangência, na cidade e no interior, e a realização de vários serviços no 2º e 3º Distritos, em parceria com as escolas e postos de saúde.

Fotos: Jorge Maravilha