Novos carros da Prefeitura serão usados no programa Busca Ativa Social

Já foram entregues as duas pick ups Volkswagen zero km, 4X4, adquiridas pela Prefeitura com recursos federais específicos para aquisição de veículos, visando à ampliação do atendimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Os carros já estão legalizados e emplacados e serão usados para intensificar as ações do programa ‘Busca Ativa Social’, lançado em setembro pelo Prefeito Vinicius Claussen e o secretário Marcos Jaron. Cerca de 30 agentes, identificados por colete, visitam os bairros à procura de famílias com perfil socioeconômico para inclusão nos programas sociais do Governo Federal, mas que ainda não estão inseridas no Cadastro Único.

“Os recursos estavam disponíveis há vários anos para a secretaria, através do Fundo de Assistência Social, a Gestão Municipal identificou e investiu. Com os veículos, será possível alcançar os locais mais distantes e de difícil acesso, garantindo os direitos de quem ainda não é atendido pelo poder público”, assinala Marcos Jaron, secretário de Desenvolvimento Social.

De julho de 2018 até setembro de 2019, a busca ativa já inseriu novas 3.449 famílias no CadÚnico, garantindo o acesso delas aos programas sociais.

Avanços

Programas e ações postas em prática pela Secretaria de Desenvolvimento Social vêm destacando Teresópolis nas políticas públicas de assistência social. “O município saiu da penúltima colocação do Índice de Gestão Descentralizada, em 2018, e está entre os 10 melhores do estado do Rio de Janeiro”, destaca Jaron. Ele se refere ao IGD, indicador desenvolvido pelo Ministério da Cidadania para apoiar os municípios nas ações de gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.

A implementação do GESUAS é outra ação positiva a ser destacada. “Estamos utilizando esse software para nos auxiliar no atendimento às famílias e usuários do Sistema Único de Assistência Social. Ele nos permite aprimorar a gestão da área, digitalizando todo o controle social, possibilitando conhecimento melhor das demandas sociais e do nosso território”, conclui Marcos Jaron.

Fotos: Jorge Maravilha