Nova sede Parque dos Três Picos

Compartilhar:

O Governo Municipal participou do evento que marcou o início da obra da nova Sede do Parque Estadual dos Três Picos, na última sexta-feira, dia 20. O empreendimento terá um complexo de visitação e seguirá conceitos sustentáveis. A obra, no valor de R$ 11 milhões, será realizada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), deve ficar pronta dentro de um ano.

“Tenho certeza absoluta de que esse é apenas o primeiro de vários trabalhos que nós faremos conjuntamente. Essa parceria entre Prefeitura e Governo do estado vai render muitos frutos para nossa cidade”, frisou o Prefeito Mario Tricano.

O lançamento da pedra fundamental da construção da nova sede aconteceu às margens da BR 116, na altura do Vale da Revolta, e teve a presença do Secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa, e de autoridades do Executivo e do Legislativo, como prefeitos de cidades vizinhas, vereadores e ex-deputados.

 “A arquitetura é muito bacana. É uma arquitetura sustentável, integrada com a natureza. Tenho certeza de que vai ser um ponto de encontro da população de Teresópolis”, destacou André Corrêa.

Com área total de 3.811 metros quadrados, o espaço terá sede administrativa, centro de visitantes, apoio ao lazer, casa do pesquisador, alojamento de guarda-parques, camping com administração, restaurante, estacionamento, banheiros e lavadores. O Chefe do Parque em Teresópolis destacou os benefícios que a obra traz para a cidade.

“A obra de mais de 3 mil m² vai ser muito benéfica para os trades turístico e ambiental. O espaço vai estar aberto para as escolas do município, estaduais, pesquisadores, universidades e também para outros órgãos da cidade, região e todo o estado”, afirmou Ricardo Raposo.

Os Secretários Municipais de Meio Ambiente e de Turismo de Teresópolis também pontuaram a importância da iniciativa para a preservação da natureza e para a movimentação turística.

“Na questão ambiental, é extremamente importante porque o município tem muitos recursos naturais que não podemos perder e o reforço da presença da administração do parque vai ajudar a proteger todo esse ecossistema da Mata Atlântica”, pontuou o Secretário de Meio Ambiente, José Carlos Simonini.

“Teresópolis foi privilegiada pela geografia e é considerada a capital nacional do montanhismo. Essa sede só vem a acrescentar para a nossa cidade. Vai ser muito bom para o município porque vai fomentar ainda mais o turismo”, disse o Secretário de Turismo, Elias Martins.

Administrado pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), o Parque dos Três Picos possui área de 65 mil hectares e abrange Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. Os moradores da região ficaram satisfeitos em saber do investimento que será feito no parque. “A gente precisa da natureza. Sem ela, a gente não vive. Os atrativos que serão construídos aqui vão trazer muitos turistas para a cidade”, comentou Ana Lúcia Carvalho.