Notificação de violência contra a mulher: Equipes da Saúde começam a receber orientação

Compartilhar:

Os funcionários dos postos de saúde da família de Araras e da Beira Linha foram os primeiros a receber, nesta segunda (02), as orientações sobre a notificação obrigatória de violência contra a mulher. A próxima formação está marcada para segunda (09), às 14h, no PSF da Fonte Santa (Estrada da Fonte Santa, 1.448), reunindo as equipes dos postos de saúde da família de Fonte Santa e Quinta Lebrão e da unidade móvel baseada no Parque Ermitage.

 A ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde e da 3ª Promotoria de Justiça Criminal de Teresópolis prossegue nos meses de setembro e outubro e é destinada a médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. A palestrante é a promotora de Justiça, Carla Cruz.

 “Foi maravilhoso, as pessoas se mostraram sensíveis e interessadas. Não tenho dúvidas que colheremos muitos frutos dessa parceria”, avaliou a promotora de Justiça, Carla Cruz.            

De acordo com o Ministério da Saúde, notificação obrigatória de violências interpessoais e autoprovocadas no âmbito da Saúde não é denúncia, mas sim um instrumento de garantia de direitos. Além disso, a notificação deve ser tratada com o máximo sigilo, resguardando a identidade da vítima.

 No caso de mulheres adultas em situação de violência, as equipes de saúde devem informar sobre os serviços da rede de proteção social e sobre a importância da denúncia, Em todos os casos, o atendimento deve respeitar a autonomia da mulher e seu direito de escolha e obedecer às normas do Ministério da Saúde.

Confira o calendário:

DATA/HORA UNIDADES LOCAL
02/09, 14h Araras e Beira Linha PSF Beira Linha
09/09, 14h Fonte Santa, Quinta Lebrão, Parque Ermitage PSF Fonte Santa
16/09, 14h Granja Guarani, Alto PSF Alto
23/09, 14h Rosário, Perpétuo PSF Rosário
30/09, 14h Pimenteiras, Barra do Imbuí, Granja Florestal Auditório Secretaria de Saúde
07/10, 14h Vargem Grande, Venda Nova PSF Venda Nova
14/10, 14h Meudon PSF Meudon
21/10, 14h Fazenda Alpina, Pessegueiros, Bonsucesso, Vieira, Água Quente, Albuquerque Auditório Secretaria de Saúde