Nota de pesar: Morre a juíza Inês Coutinho, aos 80 anos

Você está visualizando atualmente Nota de pesar: Morre a juíza Inês Coutinho, aos 80 anos
Compartilhar:

É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento da magistrada Inês Joaquina Sant’Ana Santos Coutinho, 80 anos, ocorrido nesta sexta-feira, 11 de março. Ela estava internada em hospital do Rio de Janeiro desde o mês de fevereiro.

Conhecida como Dra Inês, a juíza aposentada foi referência na promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes, e durante toda sua trajetória atuou na realização em prol dos desfavorecidos.

Inês Joaquina Sant’Ana Santos Coutinho nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 23/06/1941. Cursou o ensino superior na Faculdade de Direito da Uerj e em 1974 fez o concurso para juíza, sendo aprovada em 3º lugar e tornando-se a quarta mulher a exercer a magistratura fluminense.

Em 1986, veio para Teresópolis, onde criou programas que anteciparam a postura de acompanhamento individual de crianças e adolescentes em situação de risco ou de ato infracional, que depois viriam a ser aproveitados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pelo Sistema Nacional de Acompanhamento Socioeducativo (Sinase).

Ela foi uma importante figura para o município de Teresópolis, onde prestou grande serviço, atuando durante 22 anos à frente da Vara de Família e, depois, como titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso. Após anos dedicados à magistratura, Dra. Inês Coutinho encerra sua missão deixando seu legado.

Em homenagem, com os mais profundos sentimentos, a solidariedade aos amigos e familiares. Que sua memória seja sempre lembrada!