Nota de Esclarecimento caso de meningite em Teresópolis

Compartilhar:

A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde, vem informar à população que:

Uma criança de doze anos deu entrada na rede municipal de saúde nesta quarta-feira, dia 27 de novembro, e devido à complexidade do caso, foi transferida no mesmo dia para o Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro, onde permanece internada. O diagnóstico foi de Meningite Bacteriana NÃO ESPECIFICADA.

Diante do ocorrido, os técnicos da Secretaria de Saúde iniciaram o protocolo do Ministério da Saúde, de acordo com o Guia de Vigilância em Saúde 2019, 3ª Ed, diante da suspeita de meningite, descrito a seguir:

  • Foram efetivadas as medidas cabíveis e determinadas no Protocolo com os indivíduos que tiveram contato íntimo com o referido paciente;
  • Foi feito contato com a escola onde a criança estuda para esclarecimentos de dúvidas e ações específicas;
  • Os exames laboratoriais da criança foram colhidos em Teresópolis e remetidos para Laboratório especializado no Rio de Janeiro. Até o momento, há somente o diagnóstico de Meningite Bacteriana NÃO ESPECIFICADA. Outros exames poderão esclarecer melhor o diagnóstico etiológico da doença.
  • A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, segue mantendo as ações regulares de acompanhamento e vigilância de casos suspeitos e confirmados, como é de rotina em nosso município.
  • A Secretaria reafirma que não há surto ou epidemia da doença em nossa cidade, por isso não há motivo para pânico.
  • A Secretaria de Saúde esclarece ainda que a vacina não é meio de controle de um caso específico, mas de proteção universal, devendo ser feita de acordo com o Calendário Vacinal para Crianças, conforme preceitua o Ministério da Saúde.
  • A Secretaria Municipal de Saúde pede à população que não dissemine informações não oficiais por mensagens de texto ou áudio nas redes sociais. Os interessados devem entrar em contato com Prefeitura ou Secretaria de Saúde para informações e esclarecimentos.
  • Todas as informações técnicas serão divulgadas pelos órgãos públicos do município sobre qualquer agravo ou doença de notificação compulsória. São essas informações que devem ser consideradas por todos.
  • Qualquer dúvida pode ser esclarecida pela equipe da Vigilância Epidemiológica, pessoalmente e/ou pelo telefone 2742-9883.