‘Nosso Lixo tem Valor’ – Ação neste sábado, 22, na Granja Guarani

Compartilhar:

‘NOSSO LIXO TEM VALOR’ – REDUZA-RECICLE-REUTILIZE

Ação socioambiental acontece neste sábado (22), no entorno do Lago Iacy, na Granja Guarani

Ação socioambiental, o projeto ‘Nosso Lixo tem Valor’ – Reduza-Recicle-Reutilize acontece neste sábado (22), com início às 8h,  no entorno do Lago Iacy, na Granja Guarani. Projeto de um morador do bairro, a iniciativa conta com o apoio do Núcleo de Apoio Ampliado à Saúde da Família (NASF), vinculado à Subsecretaria de Atenção Básica/Saúde da Família.

O objetivo é buscar a conscientização da comunidade para a coleta seletiva, separando inicialmente materiais recicláveis (resíduos sólidos) para a venda, sendo a renda revertida em benefício da própria comunidade.

A ideia é que o valor arrecadado com a venda dos materiais recicláveis recolhidos seja investido em melhorias de espaços públicos, como a construção de um centro comunitário social no bairro para aulas de reforço escolar, alfabetização para adultos, biblioteca comunitária, artesanato para terceira idade, atividades esportivas e de lazer, entre outras ações.

Neste sábado, a ação contará com a participação de funcionários do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), Inea (Instituto Estadual do Ambiente), e de servidores das secretarias municipais de Obras e de Meio Ambiente. A Secretaria de Saúde vai distribuir material informativo.

A segunda etapa do projeto será a compostagem do lixo orgânico, no qual, além da conscientização, os moradores da Granja Guarani serão orientados a fazer pequenas hortas com este material em suas casas. A terceira etapa será direcionada ao descarte correto do resíduo de obras, jardins e móveis (colchões, camas, sofás, etc.).