NO CAMPO COM VOCÊ’: ENCONTROS ESCLARECEM DÚVIDAS DE AGRICULTORES SOBRE A CHAMADA PÚBLICA DA MERENDA ESCOLAR

Compartilhar:

Licitação será realizada no dia 4 de dezembro, no 2º Distrito

Em preparação para a 3ª Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a merenda escolar, a Secretaria de Administração de Teresópolis realizou dois encontros rurais. Com o slogan “No campo com você”, as reuniões aconteceram nestas quarta (7), em Volta do Pião, no 2º Distrito, e quinta (8), em Bonsucesso, no 3º Distrito. 

O processo de licitação para a merenda escolar do primeiro semestre de 2019 acontece no dia 4 de dezembro, às 19h, na Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, no 2º distrito, reforçando a postura da gestão em se aproximar o interior do município. 

O secretário de Administração, Lucas Guimarães, ressaltou que a chamada pública não é apenas para os agricultores que participaram dos encontros. “Nesta etapa preparatória nós ouvimos o agricultor. O produtor que quiser participar da chamada pública, mas que não esteve em nenhum desses encontros, pode procurar as secretarias de Administração ou de Educação para obter mais informações. Lembrando que o processo ficará disponível no Portal da Transparência, no site da prefeitura.“, finalizou. 

Buscando ampliar a participação do Agricultor Familiar, a realização da Chamada Pública 003/2018 permite a apresentação do Projeto de Venda pelo Agricultor Familiar e Empreendedor Familiar Rural como proponente individual, além da participação como grupo informal (projeto de venda conjunto de agricultores familiares) e grupo formal (associações e cooperativas), todos detentores da Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP. 

Mudança de hábito

O agricultor familiar Dalton Carvalho produz hortaliças e, atualmente, tem priorizado a produção de gêneros que são fornecidos na merenda escolar. Presidente da CoopVieira, que possui cerca de 40 cooperativados, onde metade fornecem para a merenda escolar, Dalton Carvalho destacou a importância de plantar produtos que fazem parte do cardápio das crianças do município. 

“Fizemos pesquisas e vimos que o trabalho com a merenda escolar era bom. Daí em diante, começamos a produzir pensando na merenda. E isso tem feito muita diferença para nós, principalmente na qualidade dos produtos. Percebemos que muitos agricultores que usavam produtos químicos, começaram a reduzir a aplicação de agrotóxicos nas lavouras. Eles começaram a pensar no que é servido no prato dos seus filhos ou seus netos, e começaram a diminuir o uso de defensivos”, disse Dalton Carvalho.   

Formação

Para Cristina Andriolo, analista técnica do SEBRAE/RJ, a aproximação com o agricultor familiar, visando levar informações sobre o seu negócio, é sempre positiva. “O encontro rural faz com que o produtor se conscientize sobre a importância de adquirir mais conhecimento. Depois, serão realizadas oficinas, para que eles conheçam mais a fundo os canais de comercialização. Esses cursos vão abordar temas como gestão e custos de preços, fundamentais para que o agricultor saiba negociar”, explicou. 

Nos encontros rurais, foram apresentadas aos agricultores duas palestras, que fazem parte do Curso de Formação para os Agricultores Familiares, falando sobre produção sustentável e gestão financeira. Ao longo de novembro, mais três oficinas serão oferecidas para os agricultores. Dia 14, em Venda Nova, a palestra será “Gestão e Custo de Preços Junto à Atividade Rural”. Em Pessegueiros, no dia 21, “Acesso a Mercado, Comercialização e Canais” será o tema da oficina. Já no dia 28, em Bonsucesso, o assunto abordado será “Produção Sustentável, Inovação e Sustentabilidade na Agricultura”. 

Fotos: Jorge Maravilha