Mutirão de Limpeza ‘Cidade Limpa’ é realizado no Perpétuo

Você está visualizando atualmente Mutirão de Limpeza ‘Cidade Limpa’ é realizado no Perpétuo

Ação também integra o programa de preparação do Plano Verão da Defesa Civil

O projeto ‘Cidade Limpa’ chegou ao Perpétuo no último sábado, 13. O mutirão de limpeza visa intensificar ações de limpeza e de ordenação do espaço público na cidade e no interior. O ‘Cidade Limpa’ é um dos seis eixos do programa municipal ‘Terê Tão Bela’, idealizado pelo Prefeito Vinicius Claussen e que tem o objetivo de criar uma identidade e resgatar o sentimento de pertencimento e orgulho do morador de Teresópolis pela cidade.

O mutirão consistiu em varrição de vias e recolhimento de lixo ensacado e descartado irregularmente. A ação contou com a participação de equipes da Ouvidoria Municipal, das secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil e de Serviços Públicos e do projeto Proteger Teresópolis/Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), com a participação de alunos de vários cursos, como Medicina e Direito, da Associação de Moradores do bairro, do juiz federal Caio Márcio Taranto e da própria comunidade.

De acordo com o Ouvidor Geral, Leonardo Manso, que coordena o ‘Cidade Limpa’, além do mutirão de limpeza, o projeto prevê ainda ações de conscientização nos bairros e nas escolas e o aumento do número dos ecopontos para o lixo reciclável. O município conta com 19 ecopontos e até o final do ano terá 25, além dos instalados nas escolas. A ideia é toda semana realizar um mutirão de limpeza em um bairro diferente, onde já existe uma associação de moradores organizada e a presença do gari comunitário.

A iniciativa também integra o programa de preparação do Plano Verão da Defesa Civil Municipal, visando estimular a população a tomar medidas de precaução quanto ao descarte irregular do lixo, que pode trazer problemas sérios como a obstrução de bueiros e de galerias, causando transtornos como possíveis alagamentos.

Próximo mutirão de limpeza está previsto para o bairro do Rosário, dia 27 de novembro.