Músicas e comidas típicas das Festas Juninas marcam edição especial do ‘Cultura de Raiz’

Compartilhar:

Decoração temática, músicas e comidas típicas marcaram neste domingo, (2), a edição especial ‘Festas Juninas’ do projeto ‘Cultura de Raiz’. Realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, o evento da Secretaria Municipal de Cultura levou ainda mais alegria e descontração aos participantes.

Com viola, violão, sanfona, zabumba, triângulo, entre outros instrumentos, os artistas populares subiram ao palco e deram seu recado, com moda de viola, repentes, declamação de poemas e muita alegria. Um verdadeiro arraial junino, produzido e apresentado pela servidora municipal Eliana Resende. Cenário e som ficaram por conta de Iremilton Souza, Igor Queiroz e equipe.

Nos corredores da Casa de Cultura, as artesãs Leni Duque, Ana Silvia, Aline Alencar e Eunice Borges apresentaram sua produção artesanal.

As comemorações no mês junino são, sobretudo, festas populares de grande valor simbólico para o país. As festas que celebram Santo Antônio, São João e São Pedro passaram a fazer parte do calendário brasileiro em 1583, costume importado dos portugueses. Com o passar do tempo, foram agregando valores da gente simples do Brasil, mas rica em tradições.

“São dez anos do ‘Cultura de Raiz’, projeto criado para dar vez e voz aos artistas populares de Teresópolis. São pessoas simples que brindam o público com a riqueza da música de raiz. Para incrementar as apresentações mensais, a Secretaria de Cultura organiza essas edições temáticas, que são sempre prestigiadas”, destacou a secretária Cléo Jordão, agradecendo as artesãs Diva Mello e Eunice, pela colaboração na ornamentação do palco.

Fotos: Divulgação