Muro de contenção e recuperação da Rua Manuel Madruga, em fase final

Depois de muito trabalho na edificação do muro de contenção da Praça Olímpica, na Várzea, a obra para reconstruir o trecho da Rua Manuel Madruga, que desabou com as chuvas, está praticamente pronta. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Carlos Teixeira, que acompanhou de perto todo o processo de estruturação da obra, resta apenas o acabamento final do pavimento.

“Chegamos ao final. O muro já está refeito e muito mais sólido do que antes. Agora estamos aterrando parte da rua, colocando a fresa para ser compactada com rolo compressor e depois do tempo de cura, aí sim, vamos aplicar a camada de asfalto e liberar a via para ser novamente usada com segurança pela população”, relatou Teixeira.

A primeira etapa da construção foi a formação da base de concreto, seguida da colocação dos blocos de sustentação, pesando duas toneladas cada um. Logo depois foi feito o assentamento das vigas de concreto, uma sobre a outra, formando o imenso paredão de sustentação da rua e de contenção das águas do rio. Por fim, a instalação das ferragens, dando maior estabilidade ao muro.

A obra, que não sairia por menos de R$3 milhões aos cofres públicos, custou em torno de R$30 mil ao município. A construção foi realizada de acordo com projeto de execução da Secretaria Municipal de Obras.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Jorge Maravilha