Município assina contrato de ação pública com a FESO

Cooperação garante estágio para acadêmicos e amplia serviços de promoção à saúde na rede SUS

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, e a FESO – Fundação Educacional Serra dos Órgãos assinaram nesta terça-feira, dia 28, o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde – Coapes. O evento contou com a participação de autoridades municipais, diretores, professores e alunos dos cursos de formação em saúde da instituição.

O convênio de cooperação garante estágio para os alunos dos cursos da área de saúde do Unifeso – Centro Universitário Serra dos Órgãos. Os acadêmicos passam a atuar de forma supervisionada na rede pública, atendendo a população com serviços de promoção e prevenção em saúde.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Julio Cesar Ambrosio, Teresópolis é o primeiro município da Região Serrana a oficializar a parceria, que tem diretrizes publicadas pelos Ministérios da Saúde e de Educação, dentro do programa federal Mais Médicos.

“Essa parceria através do Coapes vai fortalecer os cadastramentos na rede de atenção básica e a busca de alguns programas, como diabetes, hipertensão e de saúde da mulher, entre outros. Para a secretaria é de suma importância porque com o convênio contribuirá para a qualificação dos futuros profissionais”, destacou o Secretário de Saúde.

Para Manoel Pombo, coordenador e professor do curso de Medicina, o convênio é fundamental para o aprimoramento da formação profissional. “Na educação em saúde o ensino da prática é o grande formador. Quanto mais inserções no campo da prática médica, melhor qualificados os profissionais da área de saúde. E esse processo estruturado se traduz em benefícios para o serviço prestado”.

Outro ponto positivo do contrato é o fortalecimento da parceria entre a instituição de ensino e a rede pública de saúde. “A importância dessa cooperação é definir uma parceria entre a rede SUS e os centros formadores em saúde. A intenção do convênio é qualificar a rede SUS, é elencar um conjunto de atividades, de ações e de políticas que possam contribuir para melhorar a qualidade de atenção à comunidade”, concluiu o diretor geral da FESO, Luis Eduardo Tostes.

Fotos: AscomPMT