Moradores e turistas visitam ChocoSerra e Feira de Artes Manuais

Compartilhar:

Feira de artesanato acontece novamente no próximo final de semana, de 12 a 14

Centenas de moradores e turistas visitaram o ChocoSerra, Festival de Chocolates de Teresópolis neste final de semana. O evento, que voltou a ser promovido pela Prefeitura após 12 anos, foi realizado no Espaço Cultural Higino. No mesmo final de semana aconteceu o Teresópolis Artes Manuais, no salão da Igreja de Santo Antônio. Ela faz parte da ‘Estação Chocolate’, do Calendário de Eventos da Gestão Municipal. A feira de artesanato será aberta novamente no próximo final de semana, dias 12, 13 e 14.

“O ChocoSerra foi muito positivo, resgatando um evento importante para nossa cidade, para os produtores de chocolate, tanto artesanais quanto lojistas. Os expositores ficaram muito satisfeitos com o retorno do evento, além da divulgação do trabalho, venderam bastante. Recebemos grupos de turistas que vieram especificamente para o ChocoSerra e o objetivo é que eles voltem na próxima edição.

A programação cultural também foi um sucesso, agradando o público, e participação dos alunos da Educação Infantil, que foi muito especial”, destacou a secretária de Cultura e de Turismo, Cléo Jordão.

Realizado pela Prefeitura, através das secretarias de Turismo e de Cultura, o ChocoSerra 2019 trouxe os mais variados produtos à base de cacau nos estandes de 16 chocolaterias, além de dois estandes de salgados gourmet e um de cerveja especial. Além disso, o público conferiu o funcionamento de uma mini fábrica de chocolates, apresentações de danças típicas europeias, shows de música, recreação e teatro infantil. O evento contou com o apoio da Fecomércio e apoio de cooperação do Sincomércio.

Educação Infantil no ChocoSerra

Em torno de 200 crianças das creches, CMEI’s (Centro Municipal de Educação Infantil), Pré-Escolar e de creches conveniadas se apresentaram no ChocoSerra, no sábado (6). Com o tema ‘A Páscoa pelo mundo e o mundo em Teresópolis!, as performances fizeram uma alusão às tradições culturais, ao longo da história da humanidade, dando ênfase à cultura de alguns povos presentes em Teresópolis, como ingleses, portugueses, alemães, africanos, judeus, espanhóis e italianos.

“É com muita alegria que estamos realizando essa apresentação dentro do ChocoSerra, fazendo uma homenagem aos imigrantes que vieram para Teresópolis e fizeram daqui a sua casa. E as crianças estão dando um show, representando muito bem, com imaginação e criatividade e espontaneidade”, pontuou a secretária de Educação, Rosana Mendes.

A programação também contou com alunos das creches municipais apresentando a peça teatral ‘A Verdadeira História da Páscoa’, coral em Libras e coral e banda ‘A Páscoa e seus símbolos’, com ramos da palmeira, cordeiro, Círio Pascal, peixe, ovo de Páscoa, girassol, coelho da Páscoa, cruz, sino, vela acessa, pão e vinho, pomba ou colomba pascal.

A felicidade dos familiares ao assistir filhos, sobrinhos e netos se apresentando era notória. “Foi lindo ver meu sobrinho dançando e cantando no palco. Eu que confeccionei a roupinha dele, então, dá um gostinho especial. Fiquei muito feliz, emocionada!”, disse Paula de Andrade, parabenizando a equipe da Educação pelo evento.

Feira de Artes Manuais

Incluída no Calendário de Eventos da Gestão Municipal, a Feira de Artesanato ‘Teresópolis Artes Manuais’ reuniu, no último final de semana, 120 artesãos da cidade no salão da Igreja de Santo Antônio, no Alto. Trabalhos produzidos com as mais variadas matérias-primas: couro, linha, barbante, palha, pedrarias, tinta a óleo e muitos outros.

“Faço artesanato há 20 anos. Não vejo lixo, vejo arte. Transformo retalhos, pedaços de madeira e garrafas em novos objetos cheios de amor, carinho e beleza. Estar na feira é um prazer. Fiz amizades, divulguei meu trabalho e vendi muitas peças. É gratificante!”, comentou a artesã Anália Veloso Chaves.

Quem não compareceu no primeiro fim de semana terá mais uma chance de conhecer e comprar o artesanato. A exposição acontece novamente dias 12, 13 e 14 de abril, das 10h às 19h. “Os artesãos ficaram muito satisfeitos com o resultado da feira. Além disso, também estamos desenvolvendo um trabalho com eles que tem se expandido bastante e eles estão produzindo com vontade, com garra. Ficamos felizes em poder contribuir para que os excelentes profissionais da cidade tenham cada vez mais visibilidade e oportunidades de mostrar seus produtos”, concluiu a secretária de Cultura e de Turismo, Cléo Jordão.

Fotos: Marcelo Roza e Divulgação