Moradoras do Parque Ermitage participam de capacitação pelo programa de empreendedorismo e encorajamento feminino ‘Ela pode’

Compartilhar:

Moradoras do Parque Ermitage e de bairros do entorno do conjunto habitacional participaram do treinamento do programa ‘Ela Pode’, de capacitação empreendedora e encorajamento feminino, nesta quinta (30) e sexta (31). O programa oferece, gratuitamente, cursos para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A ideia é que busquem garantir sua independência financeira e poder de decisão sobre seus negócios e vidas.

“O curso é ótimo. Ajuda a gente a refletir sobre a nossa vida, o que somos capazes e o que podemos conquistar”, disse Simone, moradora do condomínio Lírios.

“O treinamento trouxe expectativas que eu não tinha. Consegui resgatar minha autoestima. Esse curso vai muito além do empreendedorismo em si, de um negócio, de uma renda. Traz à tona dúvidas que a gente não tinha para buscar respostas e mudar tudo”, relatou emocionada Sabrina, moradora da Fonte Santa.

Autoestima e coragem feminina

O programa ‘Ela Pode’ é uma iniciativa do Instituto Rede Mulher Empreendedora, com o apoio do Google e realização das Secretarias Municipais de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e dos Direitos da Mulher. Teresópolis é o primeiro município do Brasil a aderir ao programa, através do governo municipal.

Coordenadora de Empreendedorismo da Secretaria de Trabalho, Daysi Mendes, avaliou o comportamento das participantes. “O curso foi além do tema empreendedorismo. Foi um resgate da essência das mulheres, da autoestima, do poder e da coragem feminina. É bonito e emocionante ver as mulheres chegando para o curso de uma forma e saindo com um olhar diferente, pensamento positivo, dispostas e com ideias para melhorar as suas vidas”, frisou a coordenadora.

Daysi Mendes enfatizou que o curso foi feito com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Fischer, no Parque Ermitage, e que está sendo estudada a possibilidade de promover o treinamento em outros centros de referência do município.

Integrantes do Instituto Rede Mulher Empreendedora, Maria José Fróes e Inês Rocha, ministraram a capacitação no Parque Ermitage. Foram abordados diversos temas como liderança, comunicação, negociação, vendas, relacionamento com dinheiro, ferramentas digitais.

Foto: Divulgação