Foto: Sidnei Pacheco
Conheça a Hidrografia da Região
Toda característica geológica do Parque favorece que seja um importante componente ambiental no abastecimento hídrico do município. De acordo com a Resolução nº 107/2013, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro (CERHI) a Região Hidrográfica IV (RH IV ou RH Piabanha) compreende parcial ou totalmente o território de 10 municípios, sendo um deles, Teresópolis. As águas que nascem no interior do PNMMT são tidas como de classe especial, de acordo com a resolução 84 de 2023 do comitê piabanha.
Entenda Melhor a Hidrografia de Teresópolis
O Parque está situado quase que em sua totalidade na Microbacia Hidrográfica do Rio Paquequer e protege as nascentes dos principais rios tributários localizados na sua margem esquerda. O município de Teresópolis possui em seu território uma vasta rede de corpos hídricos que drenam as águas das duas principais bacias hidrográficas: dos rios Preto e Paquequer.
São muitos os afluentes do Rio Paquequer que nascem em território do PNM Montanhas de Teresópolis, dentre eles destacam-se: o Rio Imbuí, Rio Príncipe, Córrego do Príncipe, Poço dos Peixes, Rio do Arrieiro, Rio do Santana, Rio Santa Rita e Rio Andradas.