Mobilidade urbana: Prefeitura e Firjan retomam parceria para implantar o programa ‘Calçada Acessível’

Compartilhar:

Dia 5 tem vivência de barreiras urbanas pelas ruas do centro da cidade

Assinada pelo Prefeito Vinicius Claussen uma carta de intenção com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para implantação do Projeto Mobilidade Urbana – Programa ‘Calçada Acessível’ em Teresópolis. O trabalho será realizado em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). O objetivo é auxiliar as próximas ações da Prefeitura no sentido de adequar a cidade ao modelo de acessibilidade definido pela União. O projeto foi iniciado em 2017, mas não teve continuidade.

Pautada na inclusão, principalmente das pessoas com deficiência e idosos, a iniciativa tem como proposta principal incentivar a troca de informações e experiências sobre soluções para as calçadas do município, com padronização e acessibilidade.

Para isso, a Prefeitura contará com a Firjan e a ABPC para realizar workshops e palestras relacionados ao tema, com capacitação técnica dos profissionais das secretarias municipais Obras, Planejamento, Fazenda e de Serviços Públicos.

No dia 5 de junho, a partir das 9h, será realizado o primeiro workshop, que acontecerá ao ar livre para promover uma vivência de caminhada e acessibilidade pelas calçadas. Técnicos das secretarias circularão de cadeira de rodas e olhos vendados no quarteirão entre as ruas Feliciano Sodré, Rui Barbosa, Nilza Chiapeta Fadigas e Nova Friburgo. A proposta é que eles experimentem as dificuldades enfrentadas pelos pedestres por conta de barreiras urbanas e arquitetônicas nos passeios públicos.

“No dia 6, acontecerá uma reunião com o corpo técnico da Prefeitura, das 9h às 17h, para elaboração de um manual de aplicação, que definirá um padrão de calçadas para o município”, explica Mara Bastos, responsável pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos, da Secretaria de Planejamento e Projetos Especiais.