Cidade de Teresópolis terá sede do Bureau da Associação Internacional de Polícia

Compartilhar:

Nesta quinta-feira (14), no Teatro do SESC, realizou-se o Workshop Internacional de Segurança ‘Teresópolis: cidade inteligente e segura’ com a participação do Prefeito Vinicius Claussen.

O evento contou com a participação de autoridades militares da Espanha, do Estado do Rio de Janeiro, da prefeitura de Teresópolis, da Prefeitura de Volta Redonda e outros municípios fluminenses, mestres e doutores da UFF (Universidade Federal Fluminense), representantes da Associação Internacional de Polícia (IPA, na sigla em inglês), representantes da OAB Teresópolis, representantes da CDL, SINCOMERCIO, ACIAT, SESC, SENAC, coronéis dos Batalhões de Polícia e Corpo de Bombeiros da cidade, representantes de Conselhos de Comunitários, Segurança Pública, representantes da Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, representantes da Unifeso, Estácio e UERJ e Mercoserra, entre outros.

O evento foi presidido pelo consultor sênior de sistemas segurança pública, Márcio Azevedo, e as palestras foram ministradas, pelo professor Carlos Alberto Malcher Bastos; pelo pós-doutor André Luiz Azevedo Guedes, ambos da UFF – Universidade Federal Fluminense. Também foram apresentados casos de sucesso e modelos de projetos pelos oficiais da Espanha: sgto rv, diretor da área de segurança e cidades inteligentes, Isidro Macia Egia; coronel Bruno Alonso – chefe de operações recrutamento e seleção de militares de Barcelona; e, Alexandre Rodrigo Moreira – tenente rvh – Catânia España/inteligência – Barcelona.

Os palestrantes falaram sobre vários casos de sucesso em Barcelona, na Espanha e No Brasil, bem como os desafios e benefícios com a implementação de ‘cidades inteligentes’, programa que utiliza a tecnologia para a modernização da gestão pública e a melhoria na prestação de serviços à população.

As autoridades da Espanha trouxeram os exemplos das boas práticas e a evolução de toda a segurança com a utilização da inteligência artificial, monitoramento e centrais de controle, tendo todos os países que as utilizaram avançado nas questões de segurança pública.

Já a UFF apresentou projetos do seu Laboratório de Gestão em Tecnologia da Informação e Comunicação e ofereceu acordo de cooperação técnica e parceria para que Teresópolis se torne mais inteligente e segura.

O professor pós doutor André Guedes, diretor da Rede Brasil de Cidades Inteligentes e Humanas e responsável pelo programa ‘Cidades Inteligentes’ da UFF no estado do Rio de Janeiro sinalizou que: “Teresópolis é um caso de sucesso na área de segurança, através de parceria estabelecida entre os órgãos de segurança da cidade. Viemos conhecer o sistema e debater as práticas nacionais e internacionais e ajudar Teresópolis a evoluir no conceito de cidade inteligente”, além disso parabenizou o fato de que Teresópolis, já utiliza boas práticas, fazendo parte do Parque Tecnológico da Região Serrana e do Mercoserra, grupo que reúne empresários e poder público, em busca de iniciativas para desenvolver e unir a região.

O palestrante enfatizou a necessidade do engajamento da população nas iniciativas já existentes e em outras e orientou a Gestão Municipal sobre a possibilidades de se obter financiamento nacional e internacional para as ações ligadas a área de segurança e de inteligência das cidades.

Os presentes puderam fazer perguntas e colocações aos palestrantes e ao final do evento o Prefeito Vinicius Claussen afirmou que: “Pretendemos partir para um convênio de cooperação técnica com a Universidade, elaborar projetos e pleitear recursos junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Banco Mundial para financiar a implantação do programa ‘Cidade Inteligente’ no município. Foi um evento surpreendente, que mostrou o caminho que devemos seguir para colocar Teresópolis no rumo da segurança e da inteligência”.

O secretário Municipal de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, afirmou ainda que: “Esse evento internacional trouxe alto conhecimento técnico e científico para Teresópolis, com profissionais experientes do Brasil e da Espanha. Excelente para a Gestão Municipal, que trabalha para ter uma cidade inteligente”.

Experiências

Durante sua exposição o Chefe de Operações Especiais da Espanha, Coronel Bruno Alonso pontuou que a construção de políticas públicas seguras e inteligentes passa pela integração entre as lideranças políticas e o setor privado, com o envolvimento da sociedade e de profissionais especializados.

Já o Tenente RVH – Alexandre Rodrigo Moreira, Militar de Barcelona, falou sobre o uso da inteligência no combate ao crime organizado, ao narcotráfico e ao terrorismo. Especialista e consultor em defesa, o militar da reserva brasileiro mora há vários anos na Espanha com a família, onde trabalha com segurança e inteligência. O palestrante enfatizou que ele e os Espanhóis participaram do evento para contribuir, em termos de informações, com suas experiências ao redor do Mundo e principalmente na Europa, se colocando à disposição para o que fosse preciso para ajudar a cidade de Teresópolis.

Para Márcio Azevedo, consultor de Segurança da UFF, Teresópolis tem tudo para ser pioneira, na Região Serrana, na implantação do Programa ‘Cidade Inteligente e segura’. “Nossa intenção foi apresentar para a sociedade teresopolitana a releitura do ‘Cidades Inteligentes e Seguras’ posta em prática em Barcelona, na Europa, e mostrar que é possível, no Brasil, entrar na Revolução 4.0”, disse o consultor, se referindo a uma nova lógica de produção que nasceu na Alemanha, em 2011, dando início ao processo de digitalização da operação industrial através da interconectividade.

Escritório da IPA em Teresópolis

No encerramento do Workshop Internacional de Segurança foi anunciado que Teresópolis foi o local escolhido para sediar o BUREAU IPA – escritório da Associação Internacional de Polícia (IPA, na sigla em inglês), anunciando o Sr. Leandro Cortez, em primeira mão os nomes que comporão a diretoria da unidade, sendo escolhido Marcelo Silva de Oliveira, um dos organizadores do workshop como o publicitário responsável pela área de comunicação e imprensa do Bureau IPA, além da Dra. Flavia Tapajóz de Oliveira, conselheira da 13° subseção da OAB Teresópolis e Aderaldo Medeiros, o atual diretor da IPA no Rio de Janeiro que explicou que implementar a integração entre os profissionais da segurança pública em Teresópolis e região e movimentar o turismo através de eventos técnicos e esportivos são alguns dos objetivos da IPA na cidade. “Pretendemos realizar jogos policiais, eventos de intercâmbios culturais e vários workshops na área de segurança e afins, fomentando o turismo. É mais uma pauta positiva para Teresópolis”.

O evento apoiado pela IPA, SESC e com a participação de inúmeras autoridades foi um sucesso e renderá excelentes frutos e projetos para a cidade de Teresópolis.

Fotos: Jorge Maravilha