MAMÓGRAFO MÓVEL ATENDE EM TERESÓPOLIS ATÉ QUINTA (22/11)

Compartilhar:

Unidade itinerante da Secretaria de Estado de Saúde está na Praça Olímpica realizando mamografia, ultrassonografia mamária, de tireoide e transvaginal

Mulheres que precisam fazer mamografia ou ultrassonografia mamária, de tireoide e transvaginal podem realizar esses exames na Unidade Móvel de Mamografia (UMM), da Secretaria de Estado de Saúde, que estará na Praça Olímpica Luís de Camões, no Centro de Teresópolis, até esta quinta (22), das 8h às 17h. A UMM já atendeu nesta quarta (21).

É necessário levar o pedido médico do SUS (Sistema Único de Saúde), identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Quem não tiver o pedido, deve se dirigir ao Centro Materno Infantil, (CMI), no Centro Administrativo Municipal, antigo fórum, na Várzea, nesta quinta, das 10h às 12h. A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

“Esse programa ajuda bastante na realização de demandas reprimidas e também conscientiza sobre a relevância da prevenção do câncer de mama, por exemplo. Além disso, nossa meta é realizar outras ações preventivas evitando que a doença se instale e a mulher precise passar por tratamento”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Antonio Henrique Vasconcellos.

Paulo Ataualpa, coordenador das Unidades Móveis de Imagem, supervisiona o trabalho nos municípios. Ataualpa lembrou que o programa começou em 2009 e que representa uma parceria do governo do estado com os municípios no intuito de melhorar a atenção à saúde. “Essa unidade móvel é voltada para a saúde da mulher, mas temos também o Tomógrafo Móvel, que atende aos pacientes em geral”.

O processo de autorização está sendo feito no local de realização dos exames por um servidor na UMM. Além disso, pacientes com exames já autorizados pela Secretaria de Saúde também estão sendo contemplados. Janaina Deodato Branco comentou sobre a importância da prevenção. “A gente precisa ter esse cuidado com a nossa saúde. Fazer o acompanhamento com consultas e exames é fundamental”, disse a cabeleireira, que fez mamografia.

O resultado dos exames será entregue na Secretaria Municipal de Saúde (Rua Júlio Rosa, 366, Tijuca), conforme protocolo recebido no dia do exame, constando data e horário para retirada.

Orientações para os exames

A equipe técnica do Mamógrafo Móvel da Secretaria Estadual de Saúde orienta que quem nunca fez o exame não deve realizar ultrassonografia de mama, antes da mamografia. Além disso, pacientes que vão fazer ultrassonografia de mama devem levar o último exame de mamografia realizado. São entregues senhas referentes aos exames que serão feitos. O atendimento começa às 8h, por ordem de chegada.

Fotos: Jorge Maravilha