MAIS MÉDICOS: PROFISSIONAIS BRASILEIROS COMEÇAM A TRABALHAR EM TERESÓPOLIS

Compartilhar:

Eles substituem os cubanos que foram embora

Dois dos cinco médicos brasileiros contratados pelo Ministério da Saúde, por meio do ‘Programa Mais Médicos’, para atuar em Teresópolis, começaram a trabalhar na rede municipal nesta terça-feira (4).

Os profissionais foram selecionados para atender no município, junto à Subsecretaria de Atenção Básica em Saúde. Segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde, os dois médicos começaram a atender na Unidade Móvel localizada no Parque Residencial Ermitage e na Unidade da Fonte Santa.

A previsão é de que os outros três estejam trabalhando até o próximo dia 14 de dezembro. Caso isso não aconteça, serão imediatamente substituídos por outros profissionais selecionados no programa.

‘Programa Mais Médicos’

O ‘Programa Mais Médicos’ – PMM, criado pelo Ministério da Saúde em 2013 para suprir o déficit de profissionais na saúde pública e mudar a formação da área, teve a adesão do município de Teresópolis desde o ano de 2014.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, durante os anos de 2016 e 2017, o município teve cancelada a participação no programa por não atender aos requisitos mínimos, previstos pelo Ministério da Saúde.

Já em agosto de 2018, ao assumir a gestão municipal, o prefeito Vinícius Claussen, implantou políticas e técnicas, conseguindo fazer com que o município voltasse a ser contemplado com vagas no referido programa. Em setembro deste ano, Teresópolis recebeu quatro médicos cubanos que iniciaram ações no Meudon, Fonte Santa, Ermitage e Água Quente.

Com a recente saída dos médicos cubanos do Brasil, em ação resultante de eventuais problemas no acordo Brasil-Cuba, médicos brasileiros foram selecionados no PMM para atuação em Teresópolis.

Foram selecionados para inserção no município, junto à Subsecretaria de Atenção Básica em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, cinco médicos brasileiros, indicados pelo Ministério da Saúde e, que deverão se apresentar até o dia 14 de dezembro, sendo que dois já se apresentaram, com definição de unidades de atuação.

Foto: Lipe Nascimento