Lugar de criança é no teatro! Festival da Criança e Mostra de Teatro de Rua agitam feriadão em Teresópolis

Festival da Criança e Mostra de Teatro de Rua agitam feriadão em Teresópolis

O “Festival da Criança” de 2017 foi um sucesso de público e de organização. Nas tardes de 12, 13 e 14 de outubro no Teatro Municipal de Teresópolis (Av. Feliciano Sodré 675/2º piso, dentro da Prefeitura), o riso correu frouxo e a molecada se divertiu a valer. O festival foi uma produção do Projeto Cultural Atitude, sob a direção do também ator Tiago Dumard, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, e dezenas de empresários que decidiram abraçar a Cultura! Por falar neles, antes dos espetáculos, um telão instalado no alto do palco exibia vídeos dessas empresas parceiras, num total de 29.

No primeiro dia, com Tiago e suas esposa, Andrezza Dumard, encarnando o Lobo Mau e a “Chapeuzinho Quase Vermelho” (título da peça), respectivamente, a releitura do famoso clássico infantil encenado pelo Grupo Teatral PROCAT encheu o teatro e divertiu a garotada — com direito a “selfie coletiva” no final, uma marca registrada dos três dias de festival.

Na releitura do clássico, a simpática menina deixa de gostar daquilo que tem de mais característico: a cor do seu famoso chapéu! E num espetáculo repleto de músicas, cores e bonecos, os pequeninos são levados a refletir sobre a beleza das diferenças (e também das igualdades).

No dia 13, quem fez a gurizada se divertir foram o mágico e ventríloquo Ozair “Pirilim” Furtado, seu ajudante Lucas e o divertido boneco Wilie Hexa, vestido a caráter com a camisa do Flamengo e arrancando sonoras gargalhadas da criançada com sua “incontinência verbal”. Foi o ponto alto do espetáculo, com piadas em série — passando por vários assuntos de interesse pedagógico, como geografia, matemática, história, português e ciências — e descontração total.

Até o público adulto entrou na brincadeira na hora das mágicas, além das crianças que pediam para participar. No final, subiam novamente no palco, tiravam fotos com o mágico e seu assistente e recebiam brindes. Outros tantos foram também sorteados para a plateia. As mágicas eram contextualizadas, levantando questões sobre a preservação da fauna, o meio ambiente, a importância da água, a higiene pessoal, entre outras.

No sábado, 14 (o último dia), foi a vez da peça infantil “Sombrinha Encantada”, com a Cia. Teatral Fantasia, tendo à frente a tarimbada atriz Edinar Corradini. No enredo, uma sombrinha, uma boneca falante e mil aventuras. É a receita deste espetáculo no qual a Emília, a mais querida personagem do Sítio do Pica-Pau Amarelo, vem falar da natureza, de ecologia e da beleza de amar o que é nosso.

“A ideia do festival foi trazer uma programação de qualidade no feriado para as crianças. O teresopolitano tem mania de reclamar que Teresópolis não tem programação. Mas tem sim. Esse é um exemplo”, afirmou o ator e produtor cultural Tiago Dumard.

4ª Mostra Mambemberê de Teatro de Rua

A Aldeia Casa Viva e o grupo Mambemberê, em parceria com o grupo Buraco D’Oráculo, de São Paulo, e apoio da Secretaria de Cultura de Teresópolis, realizou de quinta, 12, até domingo, dia 15, a 4ª Mostra Mambemberê de Teatro de Rua, com apresentações artísticas, palestras e o CeniCafé (rodas de comentários críticos). As apresentações teatrais gratuitas aconteceram na Calçada da Fama e na Praça Olímpica Luís de Camões — na Várzea —, e na Feirinha do Alto, além da roda de comentários críticos CeniCafé, na sede da Aldeia Casa Viva, em Albuquerque.

Texto e fotos – Ney Reis Bustamante Filho (Cultura)
fotos teatro de rua – Jorge Maravilha