LIMPEZA DO RIO PAQUEQUER NA ETAPA FINAL

Compartilhar:

Depois de passar pelo centro da cidade, dragagem chega ao bairro Paineiras

Realizada pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente), a pedido da Prefeitura, a dragagem do Rio Paquequer está chegando à reta final. A ação ambiental preventiva começou em 23 de julho, na altura da Rodoviária, na Várzea, e foi acompanhada pelo Prefeito Vinicius Claussen. O trabalho é feito por equipe do INEA, utilizando duas máquinas escavadeiras e três caminhões.

“Aproveitamos o período de estiagem para, com a limpeza, aumentar a vazão da água e, assim, prevenir o transbordamento do rio no período chuvoso que se aproxima. A população pode ajudar deixando de lançar lixo diretamente no rio”, pede o Prefeito Vinicius Claussen.

Nos últimos dois meses, o serviço de desassoreamento do leito do rio, alargamento, remoção de resíduos e de limpeza das margens seguiu por, aproximadamente, dois quilômetros, passando pelo centro da cidade, em direção à Barra do Imbuí. Depois de ultrapassar o canal extravasor, construído pela Prefeitura na década de 1980 para evitar o transbordamento do Rio no período das chuvas de verão, a dragagem segue até Paineiras.

Os moradores do bairro aprovam a intervenção. “Chegou na hora certa, porque a chuva que está pra vir aí, é muita coisa. A água do rio quase não tinha passagem, era um trilho”, observou Gilberto Correa. “Vale a pena essa limpeza porque, quando chove forte, o rio transborda e alaga tudo”, concluiu Davi Rocha.

Fotos: Jorge Maravilha