‘JOVEM ALERTA’: PROJETO CHEGA À RETA FINAL COM PALESTRA MOTIVACIONAL DE EMPREENDEDOR

Compartilhar:

Integrantes do programa Jovem Alerta, iniciativa em parceria da Prefeitura de Teresópolis com o Serviço Social do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), participaram nesta quinta (25), do 8º encontro do grupo, no hotel Athos. Os grupos participantes do programa terminam as atividades em novembro, com previsão de início, em 2019 de novas turmas, em outros Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Durante o encontro desta quinta, os jovens inscritos nos CRAS Fischer, São Pedro e Meudon tiveram a oportunidade de ouvir o depoimento motivacional do empresário Rogério Presiliano.

“Hoje é um dia muito feliz pra mim. Receber esses jovens aqui e contar um pouco da minha história é emocionante. Trabalhei como soldador, vendedor, engraxate, mas sempre focado no sonho de ser um empresário. Deus tem me honrado e me deu esse presente que é poder ajudar a minha cidade, empregando 30 pessoas, movimentando a economia de Teresópolis”, contou emocionado Rogério Presiliano, ressaltando a importância da honestidade, perseverança e fé na conquista dos objetivos.

Estavam presentes a coordenadora do CRAS Fischer, Mariza Souza Ferreira, e a psicóloga do CIEE, Vanessa dos Santos, que acompanha os jovens durante todo o projeto, inclusive ministrando palestras sobre temas relacionados ao cotidiano pessoa e profissional dos alunos. “A gente conversa muito sobre o primeiro emprego, como se comportar em uma entrevista, a elaboração correta de um currículo, entre outros assuntos. Nesse encontro eles tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória do Rogério, desde o primeiro emprego até se tornar um empreendedor”, destacou Vanessa dos Santos.

Para Fabíola da Costa Silva, de 19 anos, o projeto tem trazido diversos aprendizados. “Está sendo muito bom porque durante o curso tenho me aperfeiçoado em vários aspectos, inclusive, com relação aos meus pontos fortes. Tenho tirado dúvidas sobre muitos assuntos ligados ao mercado de trabalho e também fiz novas amizades. Afinal, o bom relacionamento com as pessoas no trabalho é importante”, avaliou a aluna.   

Entre os temas abordados nos dez encontros do projeto iniciado em setembro estão Projeto de Vida; Juventude e Trabalho; e Conversando Sobre Sexualidade e Questões de Gênero / Gravidez na Adolescência. Estão previstos encontros para o dia 8/11 e 29/11, data em que acontece a cerimônia de certificação dos alunos da área urbana, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura.    

Projeto Jovem Alerta na cidade e no interior

O Jovem em Alerta é um projeto socioeducativo do Serviço Social do CIEE, que tem como principal objetivo contribuir com o desenvolvimento do jovem e seu aprimoramento social. O trabalho é realizado através da mobilização dos jovens de 14 a 24 anos com intuito de despertar a participação mais efetiva no protagonismo, autonomia e identidade, contribuindo com o exercício de cidadania ampliada.

As atividades são voltadas para o público-alvo das instituições e equipamentos da proteção social básica e proteção social especial. Também são promovidos trabalhos que incentivam os jovens a buscar o primeiro emprego. Atualmente, são dois grupos de trabalho em Teresópolis.

Cerca de 40 jovens participam dos encontros promovidos pelos CRAS Fischer e São Pedro, com participação de cadastrados também no CRAS Meudon. Outros 20 alunos têm encontros semanais na Escola Municipal Profª Neidy Angélica, em Vargem Grande, realizado pela assistente social do CIEE Hitamara Amaral. A cerimônia de entrega dos certificados dos alunos está prevista para acontecer na escola também no final de novembro.

“É muito gratificante fazer parte dessa equipe que está contribuindo para que esses jovens se desenvolvam no mercado de trabalho de maneira bem-sucedida”, finalizou a coordenadora do CRAS Fischer, Mariza Souza Ferreira.

Foto: Jorge Maravilha