Jiu-J-itsu, Taekwondo, Corrida, Futsal: Governo agita parcerias e realiza eventos

Compartilhar:

O apoio e o incentivo ao esporte e realização de eventos de pequeno a grande portes em Teresópolis, é a meta da Secretaria de Esportes e Lazer: 5 mil pessoas no Jiu-Jitsu International Challenge Tour e 650 no Campeonato Fluminense de Corridas de Montanha, são dois exemplos.

São parcerias com diversas instituições desportivas. A criação de um calendário municipal de competições e programa de assistência aos atletas da cidade também fazem parte das propostas da pasta para 2016. Estão previstos eventos para taekwondo, futsal e outras modalidades.

Cinco mil no Jiu Jitsu

O Ginásio Municipal Pedro Jahara, o Pedrão, foi palco de um grande evento de luta na modalidade Jiu-Jítsu: a Etapa Teresópolis do International Challenge Tour. A parceria da Prefeitura com a SJJSAF- Sport Jiu-Jítsu South American Federation garantiu a realização que reuniu cerca de 5 mil pessoas, entre atletas, equipes técnicas e público, beneficiando diretamente os atletas locais que não precisaram sair da cidade para participar do torneio.

Outra parceria do Governo possibilitou a 2ª Etapa do Campeonato Fluminense de Corridas de Montanha, realizada este mês na sede Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, no 2º Distrito. Com o apoio da Prefeitura, o evento reuniu mais 650 atletas de diversas cidades da região e de outros estados.

Recentemente, o Secretário Municipal de Esportes, Luiz Otávio Oliveira, e a Subsecretária Geovania Ramos, estiveram no Rio de Janeiro buscando novos convênios e parcerias a fim de continuar impulsionando as ações para o esporte teresopolitano.

– Nossa visita ao Rio foi muito proveitosa. Estivemos na sede da Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude e fomos recebidos pelo Secretário Marco Antônio Cabral, que durante a conversa se comprometeu a assinar um convênio de R$ 100 mil para o projeto de futsal da LTD (Liga Teresopolitana de Desportos). Ele também se colocou a disposição para ajudar na viabilização de outros projetos da nossa Secretaria – declarou Luiz Otávio, Secretário de Esporte de Teresópolis.

Além do convênio com o Governo do Estado, Luiz Otávio disse que a visita ao Rio rendeu ainda a aquisição de 24 bolas de futebol doadas pelo Presidente da Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro, Kennedy Abrantes.

Para a Subsecretária Geovania Ramos, o esporte é um fator essencial na formação da cidadania: “Nosso objetivo é sempre apoiar todo e qualquer evento esportivo que promova a inclusão social. O esporte é um instrumento fundamental para o crescimento dos jovens e funciona como importante ferramenta na transformação social”, concluiu.

Texto: Gisele Barreto
Fotos: divulgação