JEPP: Parceria entre a Prefeitura de Teresópolis e o SEBRAE vai estimular a atitude empreendedora nos estudantes das escolas da rede municipal

Você está visualizando atualmente JEPP: Parceria entre a Prefeitura de Teresópolis e o SEBRAE vai estimular a atitude empreendedora nos estudantes das escolas da rede municipal
Compartilhar:

Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) vai trabalhar em sala de aula atividades visando a formação integral dos alunos

Na última sexta-feira (6), no teatro Sesc Teresópolis, foi realizada a palestra inaugural da formação de professsores da rede para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). O JEPP é um programa do SEBRAE-RJ, oferecido gratuitamente para o município de Teresópolis, que visa estimular a atitude empreendedora nos estudantes das escolas da rede municipal.

A capacitação dos professores dos educadores, que será na modalidade EAD e terá início ainda neste semestre, visa habilitá-los para inserir o conteúdo do empreendedorismo como tema transversal em suas disciplicas. Sendo assim, durante as dinâmicas em sala de aula, o educador vai trabalhar conceitos que desenvolvam um comportamento empreendedor, o que ultrapassa a visão de abrir um negócio, mas compreende o aluno passar a se ver como protagonista de sua vida, como um indivíduo com possibilidades e potenciais. É uma abordagem centrada no aluno e em sua aprendizagem criativa e colaborativa.

O Prefeito Vinicius Claussen reforçou a transformação que iniciativas como esta podem promover no ambiente escolar: “Poder oferecer aulas de empreendedorismo dentro da escola pública é transformador. Queremos estimular o desenvolvimento de competências que são essenciais para a vida dos nossos alunos, incentivando o autoconhecimento, a cultura de cooperação, a inovação e o aprimoramento das relações humanas. Ou seja, ao incorporarmos o empreendedorismo como disciplina transversal na sala de aula, levamos conhecimento para que o nosso aluno tenha um olhar de oportunidade para a vida e a carreira, uma atitude em preendedora e protagonista da sua história”.

A Chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Cristina Esteves, falou da alegria de estar retomando um projeto de tanta visibilidade como é o JEPP: “Estamos passando por um momento de retomada da nossa educação e neste momento o JEPP vem agregar. Posso falar para vocês que participei deste excelente projeto enquanto orientadora pedagógica, no Gináscio Olímpico Centro Educacional Rose Dalmaso, no São Pedro, e tive a oportunidade de levar este projeto aos meus alunos em 2019.”

Segundo a Professora de Língua Portuguesa e Analista do SEBRAE-RJ, Fernanda Lisboa, o propósito desta iniciativa é “inspirar alunos para a vontade de empreender e desenvolver nos jovens as características e competências de um empreendedor.”

O JEPP abrangerá alunos do 1º ao 9º ano, ficando a critério da Secretaria de Educação, junto às unidades escolares, definirem as séries que serão abrangidas pele projeto. Cada série possui um tema que deverá ser desenvolvido pelo professor após a conclusão de sua capacitação.

Conheça os temas propostos para cada série do ensino fundamental I e II:

  • 1º ano: Descobertas empreendedoras no jardim sensorial;
  • 2º ano: Descobrindo alimentos e temperos naturais;
  • 3º ano: Brinquedos ecológicos;
  • 4º ano: Produções culturais criativas;
  • 5º ano: Sabores e cores regionais;
  • 6º ano: Soluções sutentáveis;
  • 7º ano: Robótica empreendedora;
  • 8º ano: Tecnologias digitais e soluções empreendedoras;
  • 9º ano: Geração empreendedora.