IPTU 2019 tem esquema especial de entrega de carnês

Desconto de 15% vale até quinta (31)

Os carnês do IPTU 2019 estão disponíveis para os contribuintes que desejarem retirá-lo na própria Prefeitura de Teresópolis. Os guichês de entrega foram montados no térreo, onde antes funcionava a Procuradoria Geral (à direita de quem entra).

Nesta segunda (28), centenas de pessoas conseguiram pegar o documento. O movimento foi grande durante todo o dia. Vinte funcionários trabalham diretamente no atendimento ao contribuinte. O prazo para pagamento em cota única, com desconto de 15%, termina nesta quinta (31).

Para agilizar a entrega, a Prefeitura também abriu no sábado (26) para atender, inclusive proprietários de imóveis que só vêm a cidade nos finais de semana. Caso da contadora Jocéia Barbosa.

“Temos um imóvel aqui, mas moramos no Rio. Íamos pedir ao porteiro para pegar o carnê quando soubemos que a Prefeitura ia funcionar neste sábado para fazer a entrega do IPTU. Para nós foi perfeito, uma vez que só conseguimos estar na cidade nos finais de semana”, disse Jocéia, acompanhada do seu marido.

Apesar de residente na cidade, o aposentado João Ribeiro também veio à Prefeitura pegar o carnê. “Consegui chegar cedo e pegar meu IPTU com tranquilidade”, disse o aposentado. Seu João foi uma das 600 pessoas que retiraram carnês neste sábado.

O Subsecretário de Fazenda, Fabiano Latini, explicou que a abertura no sábado ajuda o contribuinte e melhora o fluxo de trabalho durante a semana. “Este ano, tivemos um congestionamento do site para impressão da guia com desconto, por isso achamos uma maneira de compensar o contribuinte e acelerar o processo de distribuição”, explicou Latini, acrescentando que, durante a semana, a Prefeitura está funcionando de 9h às 18h para a distribuição dos carnês e impressão de guias de pagamento em cota única.

Também é possível imprimir a guia da cota única pelo site institucional www.teresopolis.rj.gov.br, através do sistema on-line. O melhor horário para o acesso on-line é entre 18h30 e 8h, quando o sistema não está congestionado.

Além de entregar os carnês direto na Secretaria de Fazenda, a Prefeitura enviou 25 mil carnês pelos correios, aos contribuintes cadastrados na Mala Direta.

O IPTU 2019 pode ser pago nas agências dos Bancos Santander e Caixa Econômica Federal, nas lotéricas. Clientes do Itaú e Banco do Brasil podem fazer o pagamento pelo Internet banking e terminais de autoatendimento.

Quem perder o desconto de 15% ainda pode pagar com 10% de desconto, até 28 de fevereiro.

Desconto

Os descontos oferecidos por Teresópolis em 2019 são os maiores entre as principais cidades da Região Serrana e um dos maiores do país. O Rio de Janeiro, por exemplo, ofereceu desconto de 7%. Na Região Serrana, Nova Friburgo tem desconto máximo de 8% e Petrópolis oferece redução de 7%. Salvador, Belo Horizonte e Curitiba oferecem 7%, 5% e 4%, respectivamente (veja tabela abaixo).

MUNICÍPIO DESCONTO MÁXIMO
TERESÓPOLIS 15%