Investindo em Educação: Quatro novas escolas municipais de Teresópolis terão horário integral em 2020

Compartilhar:

Em torno de 600 alunos serão beneficiados

A partir do ano letivo de 2020, quatro novas escolas municipais de Teresópolis funcionarão em tempo integral, das 8h às 16h. São elas: E. M. Heleno de Barros Nunes (Fischer); E. M. Prof. Sylvio Amaral dos Santos (Granja Guarani); E. M. Governador Portella (Bairro dos Pinheiros); e E. M. Rui Barbosa (Gamboa – 2º Distrito). Além da Escola Municipal Profª. Aclimea de Oliveira Nascimento, no bairro de São Pedro, que já atende em horário estendido.

“Com certeza, o tempo integral vai influenciar de forma muito positiva no desenvolvimento das crianças e na vida dos pais e responsáveis que precisam trabalhar. Será também um ganho importante para a comunidade escolar da Gamboa, no interior do município. Além disso, está no planejamento a implantação do horário integral em outras escolas”, destaca o Prefeito Vinicius Claussen.

A iniciativa segue diretriz da Lei 3.784/2019, de autoria do Executivo Municipal, que implementa o regime de tempo integral vai beneficiar em torno de 600 alunos de turmas de pré-escolar 1 e 2 e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Durante 2019, a Secretaria de Educação deu andamento a todos os trâmites legais para que as escolas passem a funcionar em horário estendido em 2020, incluindo a formalização do pedido junto ao Conselho Municipal de Educação. O órgão é responsável por assessorar, normatizar, acompanhar e fiscalizar o sistema de ensino no município, atuando em articulação com a Secretaria.

O funcionamento das escolas em tempo integral proporciona um ambiente mais favorável à aprendizagem dos alunos, alternando conteúdos da grade curricular e trabalho pedagógico através de oficinas com atividades diversificadas.