IntegraTerê: Parque Ermitage tem posto de atendimento do RioCard para facilitar acesso à integração

Compartilhar:

Linha de ônibus que atende o bairro começa a funcionar com integração neste domingo, 3 de março

A partir desta terça-feira (26), o conjunto habitacional Parque Ermitage conta com um posto avançado da RioCard para informação, esclarecimento e compra do cartão eletrônico de vale-transporte. O objetivo é agilizar o atendimento dos moradores do Parque Ermitage, principais usuários da linha 20A – Fazenda Ermitage, que no próximo domingo, 3 de março, começa a fazer parte do IntegraTerê – Sistema Integrado de Transporte Coletivo e Mobilidade Urbana.

Com a integração, o ônibus Parque Ermitage passa a circular de 50 em 50 minutos, o que representa um ganho de 40 minutos em relação ao antigo horário de circulação do coletivo. E a linha também ganha um novo trajeto: saindo do conjunto habitacional Parque Ermitage, o ônibus passa pela Rua Manoel José Lebrão, entra na Rua Heitor de Moura Estevão (antiga Itapicuru), sai na Avenida Lúcio Meira (em frente à Calçada da Fama), seguindo novamente para a Rua Manoel José Lebrão até retornar para o ponto de origem, o conjunto habitacional Parque Ermitage.

Neste trajeto, os usuários podem descer em qualquer ponto e ingressar em outro coletivo para qualquer outro bairro da cidade, sem ter que pagar uma segunda passagem. Entretanto, a volta não contará como integração, pois o sistema é unidirecional.

Uma iniciativa da Prefeitura de Teresópolis, o IntegraTerê permite que passageiros utilizem duas linhas de ônibus e circular entre os bairros da cidade pagando apenas uma passagem. Desde setembro de 2018, o sistema já beneficia os usuários da linha Imbiú x Rodoviária. O programa conta com a parceria da Viação Dedo de Deus Ltda (VDDL) e da RioCard.

O objetivo da Prefeitura de Teresópolis é ampliar o IntegraTerê – Sistema Integrado de Transporte Coletivo e Mobilidade Urbana – para outros bairros da cidade. “Estamos elaborando um projeto de mobilidade urbana para o município, onde será possível ampliar a mobilidade por meio do transporte coletivo para outros bairros da cidade, atingindo toda a nossa população”, disse o Prefeito Vinicius Claussen.

Vale-transporte

O posto avançado vai funcionar até 29 de março e está localizado no Condomínio Azaleia, o primeiro do bairro, com atendimento das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Além do posto avançado no Parque Ermitage, o cartão RioCard pode ser adquirido no Posto Teresópolis, localizado na Avenida Feliciano Sodré, 579, na Várzea. É através do cartão que o sistema valida e controla o tempo e a direção da integração.

Só com o cartão eletrônico de vale-transporte é possível realizar a integração, ou seja, utilizar dois ônibus integrados utilizando uma única passagem. A grande vantagem desse sistema é que as rodoviárias de integração não são necessárias. O único critério para usar a integração é ter qualquer cartão de ônibus RioCard.